PEC veda edição de medidas provisórias sobre educação

PEC veda edição de medidas provisórias sobre educação

A Proposta de Emenda à Constituição nº 19 de 2017 veda a edição de medidas provisórias sobre matéria relativa a diretrizes e bases da educação nacional.

De acordo com o texto da Proposta, a Constituição Federal assegura como direito social o direito à educação, estabelecendo os princípios, a estrutura, a repartição de competências materiais, a questão do financiamento e do planejamento em perspectiva de assegurar a democratização escolar, em especial o direito público subjetivo ao ensino obrigatório e gratuito.

Ainda, a Constituição Federal estabelece uma divisão de competências entre os entes da federação, que do ponto de vista material, União, Estados, Distrito Federal e Municípios se responsabilizam, prioritariamente, por diferentes etapas da educação (educação infantil, ensino fundamental, médio e superior).

Entretanto, embora exista colaboração entre os entes públicos, a competência para legislar em matéria relativa a diretrizes e bases da educação nacional é privativa da União, motivo pelo qual não se coaduna com esses temas o tratamento por meio de medidas provisórias.

A Proposta foi aprovada pela Comissão de Constituição Justiça e Cidadania e aguarda deliberações do Plenário do Senado Federal.

Conteúdos atualizados DireitoNet

Resumo - Direitos Sociais

Notícia - Investir em educação é mais importante que mudar leis penais no combate à violência

Contrato - Prestação de serviços educacionais

Notícia - STF nega recurso que pedia reconhecimento de direito a ensino domiciliar

Guia de estudo - Direitos Sociais

Veja mais atualizações sobre Direitos Sociais e educação no DireitoNet

Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Notícias relacionadas

Veja novidades e decisões judiciais sobre este tema

Artigos relacionados

Leia mais artigos sobre o tema publicados no DN

Guias de Estudo relacionados Exclusivo para assinantes

Organize seus estudos jurídicos e avalie seus conhecimentos

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos