Formas de tratamento e de endereçamento nas comunicações com agentes públicos

Formas de tratamento e de endereçamento nas comunicações com agentes públicos

O Decreto nº 9.758/19 dispõe sobre a forma de tratamento e de endereçamento nas comunicações com agentes públicos da administração pública federal.

De acordo com a norma, fica vedado, na comunicação com agentes públicos federais, o uso das formas de tratamento, ainda que abreviadas: Vossa Excelência ou Excelentíssimo; Vossa Senhoria; Vossa Magnificência; doutor; ilustre ou ilustríssimo; digno ou digníssimo; e respeitável.

No entanto, o agente público federal que exigir o uso dos pronomes de tratamento, mediante invocação de normas especiais referentes ao cargo ou carreira, deverá tratar o interlocutor do mesmo modo.

O único pronome de tratamento utilizado na comunicação com agentes públicos federais é “senhor”, independentemente do nível hierárquico, da natureza do cargo ou da função ou da ocasião.

O decreto não se aplica às comunicações entre agentes públicos federais e autoridades estrangeiras ou de organismos internacionais; e às comunicações entre agentes públicos da administração pública federal e agentes públicos do Poder Judiciário, do Poder Legislativo, do Tribunal de Contas, da Defensoria Pública, do Ministério Público ou de outros entes federativos, na hipótese de exigência de tratamento especial pela outra parte, com base em norma aplicável ao órgão, à entidade ou aos ocupantes dos cargos.

Conteúdos atualizados DireitoNet

Resumo - Agentes Públicos

Resumo - Servidores Públicos (Lei nº 8.112/90) I

Resumo - Servidores Públicos (Lei nº 8.112/90) II

Guia de Estudos - Estatuto do Servidor Público Federal (Lei nº 8.112/90)

Guia de Estudos - Agentes públicos

Veja mais atualizações sobre agentes públicos no DireitoNet

Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Resumos relacionados Exclusivo para assinantes

Mantenha-se atualizado com os resumos sobre este tema

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos