Vitimologia
Conceito, evolução histórica, classificação das vítimas, a relação entre o criminoso e a vítima, política criminal de tratamento da vítima, e vitimização primária, secundária e terciária.
- Conceito de vitimologia
- Evolução histórica
- Classificação das vítimas
- A relação entre o criminoso e a vítima
- Política criminal de tratamento da vítima
- Vitimização primária, secundária e terciária
- Referência bibliográfica
Conceito de vitimologia
A vitimologia estuda o criminoso, a vítima e o próprio ato (fato crime). O autor em tela acrescenta ainda os meios de contenção social.
A vítima esteve relegada a plano inferior desde a Escola Clássica, que preocupava-se com o crime, passando pela Escola Positiva cuja preocupação era com o criminoso.
Por razões culturais e políticas, a sociedade devota mais ódio pelo transgressor do que piedade pelo ofendido.
A vitimologia é, portanto, “a ciência que se ocupa da vítima e da vitimização, cujo objeto é a existência de menos vítimas na sociedade, quando esta tiver real interesse nisso” (Benjamim Mendelsohn).
Evolução histórica
Os primeiros trabalhos sobre vítimas foram de Hans Gross (1901), mas apenas a partir da década de 1940, com Von Hentig e Benjamim Mendelsohn, que se começou a fazer um estudo sistemático das vítimas. Contudo, os estudos dos perfis de vítimas e a sua interação com o direito penal, psicologia e psiquiatria, passou a ser impulsionado com o 1º Simpósio...