TST nega vínculo de emprego em trabalho voluntário

TST nega vínculo de emprego em trabalho voluntário

A Seção Especializada em Dissídios Individuais (SDI-1) do Tribunal Superior do Trabalho acolheu o recurso da entidade mantenedora do Colégio Nossa Senhora da Penha de França, localizado na zona norte do Rio de Janeiro, e afastou a caraterização de vínculo empregatício entre a Venerável Irmandade de Nossa Senhora da Penha de França e um bombeiro militar que treinou as equipes de handball da escola por mais de vinte anos sem receber nenhuma vantagem econômica direta. O treinamento das equipes de handball era feito todos os sábados, de forma voluntária pelo instrutor, que é ex-aluno da escola.

O vínculo havia sido reconhecido pelo Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro (1ª Região), que entendeu caraterizados os pressupostos configuradores da relação de emprego pelo fato de o treinador das equipes esportivas do colégio participar de todas as atividades de sábado, assumir compromissos de freqüentar a escola nesse dia para ajudar a coordenação nas atividades esportivas e recreativas e ser supervisionado pelos responsáveis pelo esporte. Além disso, o fato de a escola conceder uma bolsa de estudos integral para sua filha para o TRT/RJ decorreria da relação estabelecida.

De acordo com a relatora do recurso, ministra Maria Cristina Peduzzi, o trabalho foi realizado ao longo de 22 anos, todos os sábados, sem que o instrutor de educação física recebesse qualquer remuneração pela atividade. Para ela, da leitura da decisão do acórdão regional emerge, de forma substancial, o preenchimento de requisitos determinantes do vínculo empregatício como pessoalidade, subordinação e continuidade, mas a conclusão do TRT/RJ acerca da caracterização da onerosidade não foi razoável. A relatora refere-se ao entendimento regional de que a concessão da bolsa de estudos por certo período caraterizaria onerosidade.

“A onerosidade pode ser tida como o aspecto da relação empregatícia concernente à existência de contraprestação econômica pelo trabalho do empregado posto à disposição do empregador. São raras as hipóteses nas quais ela se apresenta como fator decisivo para a caracterização do vínculo. Daí, talvez, a confusão acerca do conceito”, iniciou a ministra Peduzzi, ao reformar o acórdão regional que, por sua vez, havia sido mantido pela Quarta Turma do TST. A ministra explicou que a onerosidade revela-se em dois planos distintos: objetivo e subjetivo.

“Tomada no aspecto objetivo, a onerosidade representa o mero pagamento, a retribuição pela prestação do serviço. Já no plano subjetivo, representa a expectativa do prestador de serviços de receber algo em recompensa pela atividade exercida. Conforme as premissas fáticas consignadas no acórdão regional, não se pode falar que o instrutor, durante os 22 anos de prestação de serviços, ativava-se na expectativa de contraprestação de índole econômica. Assim é inviável acolher a tese de existência de vínculo empregatício”, concluiu.

Esta notícia foi publicada originalmente em um site oficial (TST - Tribunal Superior do Trabalho) e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Notícias relacionadas

Veja novidades e decisões judiciais sobre este tema

Modelos de Contratos relacionados Exclusivo para assinantes

Crie seus contratos com base nos modelos do DN

Guias de Estudo relacionados Exclusivo para assinantes

Organize seus estudos jurídicos e avalie seus conhecimentos

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.430 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos