Desarmamento reduz internações hospitalares causadas por arma de fogo

Desarmamento reduz internações hospitalares causadas por arma de fogo

A Campanha Nacional do Desarmamento já começa a apresentar seus primeiros resultados. Levantamento feito pelos Ministérios da Justiça e da Saúde mostra redução no número de internações hospitalares causadas por arma de fogo nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, comparando-se os sete primeiros meses de 2004 com os sete primeiros meses de vigência da Campanha - agosto de 2004 a fevereiro de 2005. De acordo com a pesquisa, o índice de redução de internações no Rio de Janeiro foi de 10,5% e, em São Paulo, de 7%.

No estado fluminense, as internações de vítimas de armas de fogo, que antes da Campanha, iniciada em agosto de 2004, eram 180 por mês, caíram para 160. Em São Paulo, antes da Campanha, o número de internações era de 475. Após o início do Desarmamento, esse número diminuiu para 442 por mês.

“Os números correspondem à expectativa que tínhamos com a campanha. Trabalhávamos sempre em linha com os secretários de saúde e, desde o começo, tendo esta como uma de nossas principais metas: reduzir as ocorrências hospitalares e os homicídios”, comemorou o ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos.

Os dados que mostram a queda do número de internações foram coletados junto ao Sistema de Informações Hospitalares, ligado ao Sistema Único de Saúde (SUS). O Ministério da Justiça cruzou as informações com os números de armas recolhidas pela Polícia Federal e o comando do Exército. Até agora foram entregues pela população mais de 300 mil armas em todo o país, incluindo a coleta feita por organizações não-governamentais. Só a Polícia Federal retirou de circulação 295.710 armas até a semana passada. A estimativa inicial do governo era recolher 80 mil até o final do ano passado.

A redução das internações nos hospitais foi obtida comparando-se os sete primeiros meses do ano passado, quando a Campanha não estava em vigência, com os sete meses de vigência das ações de recolhimento de armas, entre agosto de 2004 e fevereiro deste ano. A pesquisa mostrou que, nos últimos três anos, 90% das pessoas internadas em São Paulo e Rio de Janeiro, vítimas de armas de fogo, eram do sexo masculino.

Além disso, foi detectado que, de cada quatro pessoas internadas, três tinham idade entre 15 e 39 anos, e eram homens. As mulheres representaram cerca de 7% das internações, na mesma faixa etária. Em São Paulo, 44% das internações foram por acidentes com armas de fogo e 48% foram agressões. No Rio, 70% das internações foram por agressões, enquanto que acidentes somaram 27%.

Esta notícia foi publicada originalmente em um site oficial (Ministério da Justiça) e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Notícias relacionadas

Veja novidades e decisões judiciais sobre este tema

Artigos relacionados

Leia mais artigos sobre o tema publicados no DN

Guias de Estudo relacionados Exclusivo para assinantes

Organize seus estudos jurídicos e avalie seus conhecimentos

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos