Medidas administrativas e procedimentos de destinação de bens aprendidos seguem em discussão legislativa

Medidas administrativas e procedimentos de destinação de bens aprendidos seguem em discussão legislativa

Em discussão o Projeto de Lei nº 1957/2023 que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências, para disciplinar medidas administrativas e procedimentos de destinação de bens aprendidos.

Conforme justificativa apresentada, o objetivo do projeto de lei é garantir que os instrumentos, equipamentos e veículos utilizados na prática de infrações sejam adequadamente destinados após a apreensão, de forma a garantir a preservação do meio ambiente e a valorização dos recursos públicos.

Outrossim, conforme indicado, os bens apreendidos que não tenham utilização lícita poderão ser reciclados, garantindo-se a sua descaracterização, podendo ser posteriormente utilizados pela administração, doados ou vendidos. Já os bens que possam ser licitamente utilizados poderão ser incorporados ao patrimônio do órgão ou entidade que os apreendeu, doados a órgãos ou entidades da administração pública de qualquer esfera federativa ou vendidos, conforme decisão motivada da autoridade competente.

Conteúdos atualizados DireitoNet

Resumo - Busca e apreensão (Processo Penal) (2023)
Natureza da medida de busca e apreensão, momento em que a diligência é realizada, busca domiciliar, busca em escritório de advocacia e busca pessoal.

Petição - Sequestro de bens adquiridos com proveito de furto
Vítima de furto pede o sequestro de bem adquirido com o produto da venda dos bens que lhe foram subtraídos.

Petição - Pedido de restituição de coisas apreendidas
Requerente pleiteia a devolução de seus bens apreendidos em furto na sua residência.

Resumo - Lei Anticrime (13.964/19) - Alterações no Código de Processo Penal
Juiz das garantias, defesa obrigatória e arquivamento do inquérito policial, acordo de não persecução penal, bens apreendidos, juiz contaminado, cadeia de custódia, medidas cautelares pessoais, prisão em flagrante e preventiva, Júri, nulidade e recursos em sentido estrito, extraordinário e especial.

Veja mais atualizações sobre inquérito policial no DireitoNet

Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Resumos relacionados Exclusivo para assinantes

Mantenha-se atualizado com os resumos sobre este tema

Modelos de Contratos relacionados Exclusivo para assinantes

Crie seus contratos com base nos modelos do DN

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos