Projeto de Lei visa prorrogar a vigência da Nova Lei de Licitações

Projeto de Lei visa prorrogar a vigência da Nova Lei de Licitações

O Projeto de Lei nº 934/2023 da Câmara dos Deputados visa prorrogar o início da vigência obrigatória da Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos para o dia 31 de dezembro de 2024, de modo que os órgãos e entidades públicas possam promover ações de capacitação e treinamento para adaptação aos novos procedimentos licitatórios previstos na Lei nº 14.133/2021.

A justificativa segue no sentido de que, embora a Nova Lei de Licitações tenha estabelecido um tempo maior de adaptação a algumas das suas disposições para os municípios com até 20 mil habitantes, verifica-se que o novo texto legal impõe mudanças que vão muito além do mero estabelecimento de ritos procedimentais das licitações: induzem a uma verdadeira reestruturação de perspectiva e de cultura organizacional.

Ressalta-se, também, a linha de entendimento de que as disposições sobre os agentes públicos envolvidos nas contratações revestem-se de inconstitucionalidade, por se tratar de matéria relativa à organização administrativa e não propriamente a regras gerais de licitações e contratos, o que também poderia ainda gerar controvérsias. 

De uma forma geral, destaca-se que o projeto de Lei busca garantir o bom êxito da Nova Lei de Licitações, sem comprometer a regularidade e a segurança dos procedimentos licitatórios, permitindo a capacitação dos agentes públicos e o aprimoramento das práticas administrativas.

Conteúdos atualizados DireitoNet

Resumo - Licitação
Conceito, princípios, objeto, modalidades, casos de dispensa e inexigibilidade, procedimento e sua invalidação.

Resumo - Contrato Administrativo
Conceito, competência, espécies, vigência e eficácia, garantias, prazo de duração e cláusulas exorbitantes.

Roteiro - Licitação (Lei n° 8.666/93)
Procedimento administrativo pelo qual a Administração abre a todos os interessados a oportunidade de apresentar propostas para realização da obra/serviço, sendo selecionada aquela que apresentar elementos mais viáveis ao atendimento do interesse público.

Petição - Recurso administrativo em licitação
Empresa recorre de decisão que a excluiu de procedimento licitatório em virtude de capacidade técnica não atendida.

Veja mais atualizações sobre licitações no DireitoNet

Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Notícias relacionadas

Veja novidades e decisões judiciais sobre este tema

Artigos relacionados

Leia mais artigos sobre o tema publicados no DN

Guias de Estudo relacionados Exclusivo para assinantes

Organize seus estudos jurídicos e avalie seus conhecimentos

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos