Isenção do Imposto de Importação para equipamentos paradesportivos é objeto de novo projeto de lei

Isenção do Imposto de Importação para equipamentos paradesportivos é objeto de novo projeto de lei

O Projeto de Lei nº 2818/2022 da Câmara dos Deputados visa possibilitar a isenção do Imposto de Importação para equipamentos e materiais esportivos destinados às competições, ao treinamento e à preparação de atletas paradesportivos.

O texto apresentado prevê que a isenção aplica-se exclusivamente às competições desportivas em jogos olímpicos, paraolímpicos, panamericanos, nacionais e mundiais, bem como aplica-se a equipamento ou material esportivo, sem similar nacional, homologado pela entidade desportiva internacional da respectiva modalidade esportiva.

Nesse mesmo sentido, também há a indicação de que os produtos importados ou adquiridos no mercado interno poderão ser transferidos pelo valor de aquisição, sem o pagamento dos respectivos impostos.

Conteúdos atualizados DireitoNet

Resumo - Direito Tributário - Princípios constitucionais
Legalidade, anterioridade, anualidade, segurança jurídica da tributação etc.

Dicionário - Isenção tributária
Trata-se de dispensa legal do pagamento do tributo. Assim, o ente político tem competência para instituir o tributo, mas, ao fazê-lo, opta por dispensar o pagamento em determinados casos. Portanto, opera no âmbito do exercício da competência.

Resumo - Incidência, imunidade, isenção e alíquota zero
Conceitos, exemplos de imunidade, incidência, não-incidência e isenção, distinção entre isenção e alíquota zero, espécies de imunidade e isenção, dentre outras peculiaridades.

Veja mais atualizações sobre Direito Tributário no DireitoNet

Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Resumos relacionados Exclusivo para assinantes

Mantenha-se atualizado com os resumos sobre este tema

Guias de Estudo relacionados Exclusivo para assinantes

Organize seus estudos jurídicos e avalie seus conhecimentos

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos