Custódia compartilhada dos animais de estimação nos casos de dissolução do casamento ou união estável
O Projeto de Lei do Senado n° 542 de 2018 dispõe sobre a custódia compartilhada dos animais de estimação nos casos de dissolução do casamento ou da união estável.
De acordo com a proposta apresentada, na dissolução do casamento ou da união estável sem que haja entre as partes acordo quanto à custódia de animal de estimação de propriedade em comum, o juiz de família determinará o compartilhamento da custódia e das despesas de manutenção do animal de forma equilibrada entre as partes.
Presume-se de propriedade comum o animal de estimação cujo tempo de vida tenha transcorrido majoritariamente na constância do casamento ou da união estável.
No mais, o tempo de convívio com o animal de estimação deve ser dividido tendo em vista as condições fáticas, entre as quais, o ambiente adequado para a morada do animal, a disponibilidade de tempo e as condições de trato, de zelo e de sustento que cada uma das partes apresenta.
Por fim, as despesas ordinárias de alimentação e de higiene incumbirão àquele que estiver exercendo a custódia e as demais despesas de manutenção do animal, como aquelas realizadas com consultas veterinárias, internações e medicamentos, serão divididas igualmente entre as partes.
Conteúdos atualizados DireitoNet
Roteiro - Divórcio e separação consensuais e extinção consensual da união estável
Petição inicial, procedimento e sentença de homologação.
Petição - Divórcio consensual c.c. partilha de bens, regulamentação de visitas e alimentos - Novo CPC (Lei nº 13.105/2015)
Casal separado de fato pleiteia o divórcio c.c. partilha de bens, regulamentação de visitas e alimentos ao filho menor.
Petição - Divórcio litigioso - Novo CPC (Lei nº 13.105/2015)
Requerente pleiteia a extinção do vínculo matrimonial.
Roteiro - Separação consensual em juízo
Trata sobre os requisitos para a separação consensual, a possibilidade de a separação ser realizada extrajudicialmente e o procedimento da separação consensual requerida em juízo regulado nos artigos 1.120 a 1.124 do CPC.
Guia de estudo - Direito de Família
Ampla abordagem sobre o Direito de Família, com a definição dos conceitos, previsão legal e princípios constitucionais. Suas consequências patrimoniais, natureza jurídica, evolução histórica, relações e vínculos decorrentes.
Veja mais atualizações sobre direito de família no DireitoNet