Não se admite revisão de cláusulas contratuais em ação de prestação de contas

Não se admite revisão de cláusulas contratuais em ação de prestação de contas

Em julgamento de recurso especial representativo de controvérsia (REsp 1497831-PR), o Superior Tribunal de Justiça firmou posicionamento pela impossibilidade de revisão de cláusulas contratuais em ação de prestação de contas.

O principal ponto destacado é que o rito especial da ação de prestação de contas não comporta a pretensão de alterar ou revisar cláusula contratual, em razão das limitações ao contraditório e à ampla defesa.

No mais, a impossibilidade de revisão de cláusulas contratuais diz respeito a todo o procedimento da prestação de contas, ou seja, não pode o autor deduzir pretensões revisionais na petição inicial (primeira fase) e nem mesmo em impugnação às contas prestadas pelo réu (segunda fase).

Conteúdos atualizados DireitoNet

Roteiro - Prestação de contas (arts. 914 a 919 do CPC)
A ação de prestação de contas é uma ação dúplice, ou seja, tanto o autor quanto o réu, mesmo que este não tenha formulado pedido algum, podem ser beneficiados na sentença.

Petição - Ação de exigir contas - Novo CPC (Lei nº 13.105/15)
Requerente exige a prestação de contas nos exatos termos do artigo 550 do Código de Processo Civil.

Guia de estudos - Ação de exigir contas
Sempre que a administração de bens, valores ou interesses de determinado sujeito seja confiada a outrem, haverá a necessidade de prestação de contas. O CPC/1973, quanto à prestação de contas, previa a ação de dar contas e de exigir contas. O NCPC/15 não prevê a ação de dar contas, mas uma única ação, ação de exigir contas, nos artigos 550 a 553. Através desse guia elaborado pelo DireitoNet você estudará no que consiste a prestação de contas, quem tem legitimidade ativa, qual o foro competente para seu ajuizamento, e como se dá seu procedimento.

Resumo - Ação de prestação de contas
Natureza dúplice, legitimidade interesse, ação de exigir contas, primeira fase da ação de exigir contas, sentença que encerra a primeira fase na ação de exigir contas, segunda fase da ação de exigir contas, ação de dar contas, forma pela qual as contas devem ser prestadas e prestação por dependência

Dicionário jurídico - Ação de exigir contas

Veja mais atualizações sobre ação de prestação de contas no DireitoNet

Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Notícias relacionadas

Veja novidades e decisões judiciais sobre este tema

Roteiros relacionados Exclusivo para assinantes

Visualize os caminhos que um processo segue na prática

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos