Avançam discussões sobre a apresentação de alegações finais pelo réu delatado

Avançam discussões sobre a apresentação de alegações finais pelo réu delatado

O Projeto de Lei nº 5.573/2019 dispõe sobre a garantia de apresentação das alegações finais pelo réu delatado após o decurso do prazo conferido ao acusado que tenha celebrado acordo de colaboração premiada.

A proposição considera que o tema em apreço está sendo objeto de discussões no Supremo Tribunal Federal, ao passo que a legislação pertinente dispõe que, ao final da instrução processual, serão oferecidas alegações finais, respectivamente, pela acusação e pela defesa; estabelecendo, assim, um mínimo de equilíbrio de forças entre as partes.

Destaca-se que, no entanto, a lei não previu a hipótese em que réus delatado e delator estejam no momento processual de oferta dos seus memoriais e respectivos prazos, ocasionando discussões sobre à ordem sucessiva de manifestação no processo.

Nesse aspecto, a proposição se ampara na ótica da Constituição Federal, que prestigia os princípios da ampla defesa e contraditório, assegurando ao réu condições para que apresente no processo todos os elementos necessários ao esclarecimento dos fatos.

Conteúdos atualizados DireitoNet

Resumo - Colaboração premiada (Lei n 12.850/13)
Aborda sobre esse meio de prova encartado no artigo 3º da Lei nº 12.850/13, trazendo seu conceito, requisitos, consequências, procedimento e direitos do colaborador.

Resumo - Persecução penal e meios de prova (Lei nº 12.850/13) - Novo CPC (Lei nº 13.105/15)
Trata sobre os meios de provas regulados nos incisos II, IV, V e VI, do artigo 3º da Lei nº 12.850/13, assim como as provas materialmente e formalmente ilícitas lesivas a dispositivos processuais penais, constitucionalmente inaceitáveis.

Resumo - Nulidades (Processo Penal)
Espécies de nulidades, princípios e elenco de nulidades estabelecido no artigo 564 do Código de Processo Penal.

Guia de estudo - Nulidades
Ampla abordagem sobre a relevância das nulidades nos diversos ramos do direito, com suas particularidades, espécies, características e muito mais.

Notícia - STF reconhece cerceamento de defesa e anula condenação de ex-presidente da Petrobras

Veja mais atualizações sobre colaboração premiada no DireitoNet.

Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Notícias relacionadas

Veja novidades e decisões judiciais sobre este tema

Resumos relacionados Exclusivo para assinantes

Mantenha-se atualizado com os resumos sobre este tema

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos