PEC veda recebimento de acréscimos por agentes públicos cuja remuneração mensal seja superior a ¼ do subsídio mensal dos Ministros do STF

PEC veda recebimento de acréscimos por agentes públicos cuja remuneração mensal seja superior a ¼ do subsídio mensal dos Ministros do STF

Projeto de emenda à Constituição nº 147/2019 visa alterar o artigo 37 da Constituição Federal para vedar a percepção de acréscimos, ainda que de forma indireta, por ato administrativo ou decisão judicial, sem expressa e direta previsão constitucional, por aqueles agentes públicos cuja remuneração ou subsídio mensal supere o valor de um quarto do subsídio mensal, em espécie, dos Ministros do Supremo Tribunal Federal.

De acordo com a justificativa inicial, busca-se resgatar o comando constitucional como referência remuneratória para toda a administração pública, já que o pagamento dos mais variados tipos de auxílios, em grande escala, acarretam subsídios acima do teto.

A proposição segue para apreciação perante a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania – CCJC.

Conteúdos atualizados DireitoNet

Resumo - Agentes Públicos
Agentes políticos, servidores públicos, militares e particulares em colaboração com o Poder Público, além de uma noção básica de cargo, emprego e função.

Resumo - Servidores Públicos (Lei nº 8.112/90) I
Trata sobre a vida funcional de um servidor estatutário da União, desde a aprovação em concurso, provimento, posse, exercício, estágio probatório até a confirmação no cargo público.

Resumo - Servidores Públicos (Lei nº 8.112/90) II
Trata sobre a vida funcional de um servidor estatutário da União, a partir de quando adquire estabilidade até a saída do cargo público.

Guia de estudo - Orçamento público
Conceito, natureza jurídica, aspectos políticos e econômicos do orçamento, princípios orçamentários, Leis Orçamentárias, bem como fiscalização e controle dos orçamentos.

Notícia - Nova lei limita honorários de sucumbência ao teto constitucional

Veja mais atualizações sobre agentes públicos no DireitoNet.

Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Notícias relacionadas

Veja novidades e decisões judiciais sobre este tema

Artigos relacionados

Leia mais artigos sobre o tema publicados no DN

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos