Nova lei cria a chamada ESC – Empresa Simples de Crédito

Nova lei cria a chamada ESC – Empresa Simples de Crédito

A Lei Complementar nº 167/19 dispõe sobre a Empresa Simples de Crédito (ESC) e altera a Lei nº 9.613, de 3 de março de 1998 (Lei de Lavagem de Dinheiro), a Lei nº 9.249, de 26 de dezembro de 1995, e a Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006 (Lei do Simples Nacional), para regulamentar a ESC e instituir o Inova Simples.

De acordo com o novo regramento, a Empresa Simples de Crédito (ESC) destina-se à realização de operações de empréstimo, de financiamento e de desconto de títulos de crédito, exclusivamente com recursos próprios, tendo como contrapartes microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte.

Também é criado o Inova Simples, regime especial simplificado que concede às iniciativas empresariais que se autodeclararem como startups ou empresas de inovação tratamento diferenciados com vistas a estimular sua criação, formação, desenvolvimento e consolidação como agentes indutores de avanços tecnológicos e da geração de emprego e renda.

Conteúdos atualizados DireitoNet

Resumo - Atividade empresarial

Resumo - Registro das Empresas e Livros Comerciais (Geral)

Guia de Estudos - Empresa Individual de Responsabilidade Limitada - EIRELI

Resumo - Sociedades empresárias

Resumo - Administração da sociedade

Veja mais atualizações sobre direito empresarial no DireitoNet.

Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Resumos relacionados Exclusivo para assinantes

Mantenha-se atualizado com os resumos sobre este tema

Termos do Dicionário Jurídico

Veja a definição legal de termos relacionados

Testes relacionados Exclusivo para assinantes

Responda questões de múltipla escolha e veja o gabarito comentado

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.430 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos