Eleição suplementar

Eleição suplementar

Se a invalidação atingir mais da metade dos votos válidos (a maioria absoluta, consubstanciada no primeiro número inteiro de votos superior à metade), a eleição poderá ser atingida. Como resultado, são fulminados os diplomas e os mandatos dela resultantes, impondo-se a realização de nova eleição. O novo pleito deve ser designado pelo Tribunal dentro do prazo de 20 a 40 dias.

Ocorrendo vacância (por causa eleitoral) dos cargos de titular e de vice do Poder Executivo (dupla vacância), impõe-se a realização de eleição suplementar para provê-los. Essa eleição poderá ser direta ou indireta. No caso de Presidente e Vice da República, incide o regime jurídico do artigo 81, caput, e § 1º, da Constituição Federal. Já para a sucessão dos demais cargos majoritários do Poder Executivo, na hipótese de ocorrer dupla vacância determinada por causa eleitoral, aplica-se a disciplina do § 4º, do artigo 224, do Código Eleitoral.

Quando cabível, a eleição indireta ocorre no âmbito do Poder Legislativo, sendo eleitores os integrantes desse Poder. O processo eleitoral é simplificado, devendo ser observado o rito traçado na respectiva norma de regência. Dentro do possível, deve haver consonância com as normas que disciplinam o processo eleitoral, com as suas principais fases, como registro de candidatura, campanha e propaganda, realização de escrutínio, proclamação do resultado e diplomação.

Dada a excepcionalidade da eleição suplementar, os prazos e outras formalidades devem ser adaptados. Porém, existem prazos que não podem ser diminuídos nem suprimidos, como da manutenção de domicílio eleitoral e da filiação partidária por seis meses antes do pleito. Há controvérsia quanto aos prazos para desincompatibilização.

Sendo uma nova eleição, todos os que preencherem os requisitos legais e regulamentares poderão concorrer. No tocante ao causador da invalidação da eleição é vedado disputar o novo pleito suplementar, tanto na eleição direta quanto na indireta, mas isso não impede que os partidos políticos possam lançar outros candidatos.

Independentemente de ser direta ou indireta a eleição, os eleitos apenas complementam o período restante dos mandatos cassados.

Fundamentação
  • Artigo 81, caput, e § 1º, da Constituição Federal
  • Artigo 224 do Código Eleitoral
Referências bibliográficas
  • Gomes, José Jairo. Direito eleitoral. 14. ed. São Paulo: Atlas, 2018.
Temas relacionados
Veja mais sobre Eleição suplementar no DireitoNet.
Este material está sujeito à atualizações constantes pelo DireitoNet e pode não refletir, necessariamente, o ordenamento jurídico mais recente. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione este termo à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista
Alerta de atualizações
Receba alertas por email sempre que este termo for atualizado
Ativar alerta

Perguntas & Respostas

Dúvidas comuns sobre este conteúdo

Seja o primeiro a enviar uma pergunta sobre este conteúdo.
Envie sua pergunta

Termos do Dicionário Jurídico

Veja a definição legal de termos relacionados

Resumos relacionados Exclusivo para assinantes

Mantenha-se atualizado com os resumos sobre este tema

Testes relacionados Exclusivo para assinantes

Responda questões de múltipla escolha e veja o gabarito comentado

Guias de Estudo relacionados Exclusivo para assinantes

Organize seus estudos jurídicos e avalie seus conhecimentos

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos