Da política estadual de reciclagem de materiais e o incentivo fiscal aos contribuintes

Da política estadual de reciclagem de materiais e o incentivo fiscal aos contribuintes

A recente Lei nº 6.918, de 10 de outubro de 2006, dispõe sobre a Política Estadual de Reciclagem de Materiais e relaciona medidas de incentivo fiscal importantes, como o crédito presumido, diferimento, suspensão, prazo especial para pagamento.

A recente Lei nº 6.918, de 10 de outubro de 2006, publicada no DOE(Pará) de 11.10.06, dispõe sobre a Política Estadual de Reciclagem de Materiais e dá outras providências e relaciona medidas de incentivo fiscal importantes, que vão desde o crédito presumido, diferimento, suspensão, prazo especial para pagamento de tributos e outras, até a criação de uma área de neutralidade fiscal.

Já em seu art. 1º, define como objetivo da Política Estadual de Reciclagem de Materiais incentivar o uso, a comercialização e a industrialização de materiais recicláveis, tais como:

- papel usado, aparas de papel e papelão;

- sucatas de metais ferrosos e não ferrosos;

- plásticos, garrafas plásticas e vidros;

- entulhos de construção civil;

- resíduos sólidos e líquidos, urbanos e industriais, passíveis de reciclagem;

- produtos resultantes do reaproveitamento, da industrialização e do recondicionamento dos materiais referidos nos incisos anteriores.

Para a consecução da política de que trata esta Lei, compete ao Poder Executivo indicar um órgao para coordenar as ações previstas, visando: apoiar a criação de centros de prestação de serviços e de comercialização, distribuição e armazenagem de material reciclável; incentivar a criação de distritos industriais voltados para a indústria de reciclagem de materiais; incentivar, ainda, o desenvolvimento ordenado de programas municipais de reciclagem de materiais; promover campanhas de educação ambiental voltadas para divulgação e a valorização do uso de material reciclável e seus benefícios; incentivar, também, o desenvolvimento de projetos de utilização de material descartável ou reciclável; promover em articulação com os municípios, campanhas de incentivo à realização de coleta seletiva de lixo.


A Lei em comento, em seu art. 3º, ainda afirma que para o cumprimento de suas disposições, poderão ser adotadas medidas, dentre elas a concessão de benefícios, incentivos e facilidades fiscais estaduais, tais como:

  • diferimento e suspensão da incidência do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação - ICMS;
  • regime de substituição tributária;
  • transferência de créditos acumulados do ICMS;
  • regime especial facilitado para o cumprimento de obrigação tributária acessória;
  • prazo especial para pagamento de tributos estaduais;
  • crédito presumido;

As outras medidas a serem tomadas são as seguintes: inserção de empresa de reciclagem em programa de financiamento com recursos de fundos estaduais; criação de área de neutralidade fiscal, com o objetivo de desonerar de tributação estadual as operações e prestações internas e de importação realizadas por empresa cuja atividade se relacione com a política de que trata esta Lei; celebração de convênio de mútua colaboração com órgão ou entidade das administrações federal, estadual ou municipal.

A Lei afirma também em seu bojo que para cobrir, ao menos parcialmente, as despesas decorrentes da sua aplicação, o Poder Executivo poderá estudar a viabilidade e a conveniência de buscar a colaboração ou a participação de agentes que realizem operações de reciclagem lucrativas.

Ressalte-se que os benefícios de que trata esta Lei serão concedidos exclusivamente ao usuário, ao produtor e ao comerciante cadastrados no órgão indicado pelo Poder Executivo.

A Lei supramencionada está em vigor, tendo sido definido prazo de até cento e oitenta dias contados a partir de sua publicação para ser regulamentada.

Bom para o Meio Ambiente e para os contribuintes do Estado.

Sobre o(a) autor(a)
Eliane Moraes de Almeida Metz
Advogada Sênior especializada na Escola Superior de Advocacia da OAB-SP, com extensão na Internationale Akademie für Führungskräfte – Alemanha. Pesquisadora e Articulista.
Ver perfil completo
O conteúdo deste artigo é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione este artigo à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Termos do Dicionário Jurídico

Veja a definição legal de termos relacionados

Modelos de Contratos relacionados Exclusivo para assinantes

Crie seus contratos com base nos modelos do DN

Testes relacionados Exclusivo para assinantes

Responda questões de múltipla escolha e veja o gabarito comentado

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos