Terrenos de Marinha: agora é a vez do cidadão

Terrenos de Marinha: agora é a vez do cidadão

Trata sobre decisão do Superior Tribunal de Justiça que declara nulo o procedimento adotado pela União para identificar "Terrenos de Marinha".

O Egrégio Superior Tribunal de Justiça – STJ em decisão final (RE - 554.843/SC), declarou nulo de pleno direito o procedimento administrativo promovido pela União para identificar como “terreno de marinha” imóvel localizado na cidade de Joinville (SC), isentando, por conseguinte, os autores de qualquer cobrança de foro, bem como, protegendo-os igualmente dos nefastos efeitos da Lei Federal nº 9.636/98.

O imóvel localizado às margens de leito de rio, cujo título de propriedade se encontra devidamente registrado no cartório competente, não foi conhecido pela Justiça como sendo “terreno de marinha” nos moldes do art. 20, VII, da Constituição Federal.

O julgado tem importância nacional, posto que uma boa parcela de proprietários de imóveis localizados à costa brasileira são injustamente acoimados pela União, como também, pelo ineditismo da decisão, que servirá de paradigma a outras ações em trâmite.

Se até então havia se integrado à cultura popular que “terras ditas de marinha” e “terrenos de marinha” são expressões equipotentes, para o Judiciário a diferença é diametral.

O Acórdão não possui efeito “erga omnes” carecendo assim da iniciativa do interessado em ver declarada a legítima propriedade, mas representa uma virada de mesa em prol da cidadania que daqui em diante poderá se amparar na inteligência dos nossos mais Doutos Julgadores para obter segurança jurídica.

Sobre o(a) autor(a)
Emerson Souza Gomes
Advogado em Joinville (SC). Especializando em Direito Empresarial pela Universidade do Vale do Itajaí.
Ver perfil completo
O conteúdo deste artigo é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione este artigo à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Artigos relacionados

Leia mais artigos sobre o tema publicados no DN

Notícias relacionadas

Veja novidades e decisões judiciais sobre este tema

Guias de Estudo relacionados Exclusivo para assinantes

Organize seus estudos jurídicos e avalie seus conhecimentos

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos