O desemprego no Brasil em tempos de pandemia

O desemprego no Brasil em tempos de pandemia

Análise acerca do desemprego no Brasil durante a pandemia do Covid-19.

O Brasil tem sido alvo de taxas de desemprego muito alto, ocasionados por diversos fatores, mas, sobretudo, pela desigualdade social que afeta algumas áreas do país e pela modernização nas maneiras de trabalhar, dispensando mão-de- obra e exigindo cada vez mais qualificações. 

Com isso, gerou-se uma condição de aparecimentos de trabalhos informais a qual vários brasileiros recorreram. 

A Pandemia tornou-se mais um agravante, pois requisitou um isolamento social, que impossibilitou a abertura de comércios e empresas sem clientes, pequenos destes não resistiram e fecharam –se as portas gerando ainda mais desempregos. 

Estudos feitos pelo IBGE mostram que é pelo trabalho informal que o instituto considera como trabalhador informal aqueles empregados para no setor privado sem carteira assinada, trabalhadores domésticos sem carteira assinada, trabalhadores por conta própria sem CNPJ e empregadores sem CNPJ, além de pessoas que ajudam seus próprios parentes que o mercado de trabalho tem se sustentado. 

Contudo isso, o trabalho informal dos entregadores de aplicativos ganhou destaque durante a pandemia por ter provido serviços a quem está em casa. 

Também é esperado que o trabalho informal aumente em grande proporção, mas que este siga o ritmo tecnológico que a pandemia acelerou, que o home office continue e que as oportunidades via tecnologia se aprimorem cada vez mais, sendo necessário mais qualificações para conseguir se inserir de modo formal no mercado de trabalho.

Sobre o(a) autor(a)
Giovanna Baratelle Santana
Aluna: Giovanna Baratelle Santana - Graduada em Letras, Pedagogia, Pós em Psicopedagogia e graduando no primeiro ano de Direito pela Faculdade: Facesb – Faculdade de Ciências Empresariais. São Joaquim da Barra -2021.
Ver perfil completo
O conteúdo deste artigo é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione este artigo à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Artigos relacionados

Leia mais artigos sobre o tema publicados no DN

Resumos relacionados Exclusivo para assinantes

Mantenha-se atualizado com os resumos sobre este tema

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.430 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos