Interrupção do contrato de trabalho e a compensação através do banco de horas

Interrupção do contrato de trabalho e a compensação através do banco de horas

Análise acerca da interrupção do contrato de trabalho e a compensação através do banco de horas, diante da situação vivenciada com a pandemia.

Deparada a sociedade como um todo, com a pandemia decretada pelo Governo Federal em março de 2020, devido ao vírus Covid-19, surgem muitas questões inerentes as consequências acarretadas pelo isolamento social.

Dentre os efeitos, encontram-se às instabilidades nas relações de emprego, bem como as alternativas incorporadas pelos empregadores, a fim de tentar manter suas empresas, indústrias e demais estabelecimentos funcionando ou fechadas, mas que tenham condições de liquidar todos os seus débitos, tanto neste momento, como no pós - pandemia.

Uma alternativa apresentada pelo Governo Federal é a possibilidade de interrupção do contrato de trabalho enquanto perdurar a pandemia, ou seja, os empregados estarão isentos do exercício laboral, percebendo as respectivas remunerações, no entanto, após o termino da quarentena, irão compensar todas as horas que permaneceram isolados em seus domicílios.

A ressalva imposta pela Medida Provisória 927/2020, é a de que a compensação deverá ser realizada no prazo de até 18 (dezoito) meses, contado da data de encerramento do estado de calamidade pública e esta prorrogação da jornada normal de trabalho se dará somente até duas horas, ou seja, o empregado não poderá exceder 10 (dez) horas de labor diário.

A interrupção do contrato de trabalho determinada pela referida Medida Provisória dispensa acordo individual, tampouco negociação coletiva, devido à excepcionalidade que estamos vivenciando.

Sobre o(a) autor(a)
Luandra Caroline Almeida da Rocha
Luandra Caroline Almeida da Rocha
Ver perfil completo
O conteúdo deste artigo é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione este artigo à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Artigos relacionados

Leia mais artigos sobre o tema publicados no DN

Resumos relacionados Exclusivo para assinantes

Mantenha-se atualizado com os resumos sobre este tema

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos