Considerações sobre o encerramento do inquérito policial

Considerações sobre o encerramento do inquérito policial

Na etapa final, o inquérito será encerrado, incumbindo à autoridade policial elaborar um relatório minucioso do quanto apurado e, então, encaminhar os autos ao Ministério Público, que poderá requerer o arquivamento do feito ou propor a ação penal.

Transcorrido o período de investigações, a fase final do inquérito policial se dará com a conclusão das diligências realizadas pela polícia visando apurar se houve infração penal e a autoria delitiva.

De uma forma geral, a lei estabelece que o inquérito deverá terminar no prazo de 10 (dez) dias, se o indiciado tiver sido preso em flagrante, ou estiver preso preventivamente, contando o prazo, nesta hipótese do dia em que se executar a ordem de prisão, ou no prazo de 30 (trinta) dias, quando estiver solto, mediante fiança ou sem (art. 10, CPP).

Entretanto, existem exceções quanto ao cômputo dos prazos em relação a hipóteses de crimes de legislação específica, sendo certo também, que caso haja necessidade de ampliar ou complementar as diligências, e existindo a concordância do Ministério Público, o Juiz poderá fixar um novo prazo para a conclusão das investigações.

Na etapa final, o inquérito será encerrado, incumbindo à autoridade policial elaborar um relatório minucioso do quanto apurado e, então, encaminhar os autos ao Ministério Público, que poderá requerer o arquivamento do feito ou propor a ação penal.

Importante destacar que não é possível a determinação de arquivamento do inquérito, de ofício, pela autoridade policial, já que o mesmo não possui competência para tanto, devendo a questão ser submetida à análise judicial, mediante requerimento do membro do Ministério Público, quando este não se convencer da existência do delito ou de sua autoria.

Quando ordenado o arquivamento do inquérito, por falta de base para a denúncia, as investigações apenas poderão ser retomadas se houver a notícia de outras provas distintas, conforme preceitua o artigo 18, do CPP.

Por fim, nos casos de ação penal pública, caso não haja concordância judicial com o pedido de arquivamento realizado pelo Parquet, deverão os autos ser encaminhados ao Procurador-Geral, para que este ofereça denúncia, designe outro órgão do Ministério Público para oferecê-la ou ratifique as razões de arquivamento.

Por qualquer ângulo, importante se faz o acompanhamento do inquérito até seu enceramento, a fim de que sejam examinadas todas suas etapas e os motivos que ensejam o arquivamento ou o oferecimento da ação penal.

Sobre o(a) autor(a)
Laiz de Moraes Parra
Advogada especialista em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP.
Ver perfil completo
O conteúdo deste artigo é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione este artigo à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Artigos relacionados

Leia mais artigos sobre o tema publicados no DN

Notícias relacionadas

Veja novidades e decisões judiciais sobre este tema

Resumos relacionados Exclusivo para assinantes

Mantenha-se atualizado com os resumos sobre este tema

Modelos de Petições relacionados Exclusivo para assinantes

Agilize a elaboração de peças jurídicas

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos