Este é um exemplo grátis dos 1.700 modelos de petições que você pode ter acesso como assinante do DireitoNet.

Petições

Revisional de alimentos - Novo CPC (Lei nº 13.105/15)

Filhos pedem a majoração da pensão alimentícia paga por seu pai, uma vez que a genitora encontra-se impossibilitada de prover seu sustento.

Revisão geral. Este material não sofreu alterações até esta data. (13/nov/2017)
Atualizado de acordo com o Novo CPC (Lei nº 13.105/15) (31/ago/2016)
Revisão geral. Este material não sofreu alterações até esta data. (14/abr/2015)
Revisão geral. Este material está atualizado de acordo com o CC e não sofreu novas alterações até esta data. (16/abr/2012)
Publicado originalmente no DireitoNet. (02/jul/2007)
Direito de Família | 02/jul/2007

Excelentíssimo Senhor Juiz de Direito da Vara de Família e Sucessões da Comarca de especificar

(espaço de 10 linhas)

Nome completo do menor, menor impúbere e Nome completo do menor, menor impúbere, neste ato representados por sua genitora Nome completo, nacionalidade, estado civil, profissão, portadora do RG e do CPF , residente e domiciliada endereço completo, vêm, respeitosamente, perante Vossa Excelência, por seu advogado infra assinado, propor AÇÃO REVISIONAL DE ALIMENTOS em face de Nome completo do requerido, nacionalidade, estado civil, profissão, residente e domiciliado endereço completo, pelos fatos e fundamentos a seguir expostos:

DOS FATOS

1 - Por sentença proferida nos autos da Ação de Alimentos de número , que tramitou perante o Juízo de Direito da Comarca de especificar, o Requerido foi condenado a pagar a título de pensão alimentícia aos seus filhos menores, o valor de valor em reais, que seria adimplido diretamente à genitora dos menores.

2 - Todavia, o Requerido trabalha como profissão, percebendo a quantia mensal de valor em reais, além de possuir imóvel, estando plenamente possibilitado a prestar alimentos em maior proporção.

3 - A genitora dos menores, por sua vez, não dispõe de recursos para o sustento dos Requerentes, uma vez que está desempregada. Atualmente, reside com sua irmã e depende da ajuda de parentes e do programa de distribuição de cestas básicas da igreja católica para o sustento de seu filho.

DO DIREITO

Conforme o art. 1.699, do Código Civil, in verbis: "Se, fixados os alimentos, sobrevier mudança na situação financeira de quem os supre, ou na de quem os recebe, poderá o interessado reclamar ao juiz, conforme as circunstâncias, exoneração, redução ou majoração do encargo".

Tendo em vista que os Requerentes necessitam de recursos financeiros para o seu sustento e bom desenvolvimento físico e mental e a boa situação econômica do Requerido, que pode suportar a majoração do encargo alimentício, pleiteia-se o aumento da pensão alimentícia prestada no valor de especificar para especificar.

Nesse sentido, citar doutrina e jurisprudência.

DO PEDIDO

Diante do exposto, requerem digne-se Vossa Excelência em determinar:

1. A citação do Requerido para, querendo, apresentar resposta à presente ação, sob pena de revelia nos termos do artigo 344, do CPC, facultando-se ao Oficial de Justiça os permissivos do artigo 212, § 2º, do CPC.

2. A manifestação do representante do Ministério Público, nos moldes do artigo 178, II, do CPC.

3. A total procedência do pedido ora exposto, determinando-se a majoração do encargo, condenando o Requerido ao pagamento da pensão alimentícia aos Requerentes no valor correspondente de salário(s) mínimo(s), ou o percentual de 30% de seus rendimentos líquidos para os períodos em que estiver trabalhando com registro em carteira.

4. A condenação do Requerido ao pagamento das custas processuais e honorários advocatícios.

Pretende provar o alegado por todos os meios de prova em direito admitidos, especialmente a juntada de documentos e a oitiva de testemunhas.

Atribui-se a presente causa o valor de valor em reais correspondente a 12 vezes o valor pedido como alimentos.

Nesses Termos,
Pedem Deferimento.

Local, dia de mês de ano.

Assinatura do Advogado
Nome do Advogado
OAB/UFnúmero da inscrição na OAB

Rol de Testemunhas:
1) Testemunha 1
2) Testemunha 2

Imprimir

Receba novidades por e-mail

Crie sua conta no DireitoNet para receber gratuitamente o boletim com as principais novidades do mundo jurídico.

Criar minha conta gratuita