Eleições 2006: indefinições sobre regras da cláusula de barreira repercutem na Câmara

Eleições 2006: indefinições sobre regras da cláusula de barreira repercutem na Câmara

As novas interpretações dadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre a chamada cláusula de barreira, que define critérios para os partidos terem direitos a assentos na Câmara, repercutiu entre partidos que alcançaram os percentuais exigidos e entre os que podem ser beneficiados com uma nova interpretação.

Ex-líder do PSB e agora eleito senador, o deputado Renato Casagrande (ES) disse que a interpretação do TSE "está atrasada" e que ela deveria ter ocorrido antes do inicio do processo eleitoral. "O TSE mais uma vez está legislando e tomando decisões em uma hora equivocada", disse.

Segundo o ex-líder, se for mantida a interpretação que inclui três novos partidos - PTB, PL e PPS - que teriam cumprido a regra "o resultado é positivo, porque ai seriam mais partidos com representação na Câmara". Casagrande alega, no entanto, que uma nova interpretação pode criar brechas para outros partidos que não seriam beneficiados questionarem a validade da cláusula de barreira. "Minha preocupação é que outros partidos  venham a reclamar, porque ai se cria brechas jurídicas para que outras legendas possam questionar a validade da interpretação".

Pelas interpretações dadas pelo TSE ao artigo 13 da lei orgânica dos partidos (9095/96), teria direito a liderança, participação em comissões e outras regalias na Câmara e ao fundo partidário, as legendas que conseguiram 5 % dos votos nacionais e 2% dos votos em nove estados. Com essa interpretação sete partidos alcançaram a cláusula de barreira (PT, PMDB, PFL, PSDB, PP, PSB e PDT). Na outra interpretação, onde seriam exigidos 5 % dos votos obtidos pela legenda em nove estados e o minimo de 2 % em cada um desses nove estados. Essa nova interpretação beneficia outros três partidos (PTB, PL e PPS).

Vice-líder do PPS, o deputado Raul Jungmann (PE) espera que prevaleça a interpretação mais democrática possível e que possibilite a partidos históricos como o PPS, que tem mais de 80 anos, uma vez que ele tem como origem o antigo PCB. "Mas acho que não é porque a medida beneficia o nosso partido, que devemos esquecer que os fatos deveriam estar claros antes das eleições, até porque me parece que o tribunal não está respondendo uma provocação", disse. E acrescentou: "Me parece que o TSE está ampliando seu entendimento e buscando chegar a uma interpretação precisa da lei. Seria melhor se isso já estivesse consolidado antes das eleições para evitar essa insegurança jurídica".

O líder do PT, deputado Henrique Fontana (RS), criticou a interpretação do TSE que beneficiaria três outros partidos. "Eu não acho justo que mude a interpretação depois das eleições. A regra para mim sempre foi clara. Eu compreendi durante todo o processo eleitoral o critério de 5 % de votos a nível nacional. Então cabe ao TSE explicar de onde está tirando a nova interpretação para a lei".

Esta notícia foi publicada originalmente em um site oficial (Agência Brasil) e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Notícias relacionadas

Veja novidades e decisões judiciais sobre este tema

Artigos relacionados

Leia mais artigos sobre o tema publicados no DN

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos