Eleições 2006: apenas sete partidos atingem cláusula de barreira

Eleições 2006: apenas sete partidos atingem cláusula de barreira

Sete partidos com representação na Câmara cumpriram a cláusula de barreira, prevista na Lei dos Partidos Políticos, conforme cálculo preliminar feito pela Agência Câmara, com base nos resultados oficiais da eleição. São eles:
PT - 15,58%
PMDB - 15,12%
PSDB - 14,13%
PFL - 11,34%
PP - 7,42%
PSB - 6,38%
PDT - 5,40%
Os sete são os mesmos que teriam cumprido a exigência em 2002, caso a cláusula estivesse em vigor naquela eleição. Os percentuais se referem à quantidade de votos válidos para deputado federal apurados em todo o País.
O cálculo não é definitivo, porque a Justiça Eleitoral ainda não concluiu a apuração no Acre e no Amazonas. Como nesses dois estados já foram apurados mais de 99,9% dos votos, esse resultado não deverá alterar o cálculo.

Partidos que não atingiram a cláusula
Entre outros, os partidos que não atingiram a cláusula, ou seja, tiveram menos de 5% dos votos apurados para a Câmara e 2% dos votos válidos em pelo menos nove estados, são:
PTB - 4,89%
PPS - 4,04%
PV - 3,75%
PCdoB - 2,19%
Psol - 1,27%

Esta notícia foi publicada originalmente em um site oficial (Agência Câmara) e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Notícias relacionadas

Veja novidades e decisões judiciais sobre este tema

Artigos relacionados

Leia mais artigos sobre o tema publicados no DN

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos