Julgamento de Suzane e irmãos Cravinhos não será transmitido ao vivo

Julgamento de Suzane e irmãos Cravinhos não será transmitido ao vivo

O ministro Nilson Naves, do Superior Tribunal de Justiça, negou ontem (4/06) o mandado de segurança impetrado pela Associação dos Advogados Criminalistas do Estado de São Paulo (Acrimesp) que pedia a transmissão ao vivo pela televisão do julgamento de Suzane Von Richthofen e dos irmãos Daniel e Christian Cravinhos, acusados de terem assassinado o casal Manfred e Marisia Von Richthofen. O julgamento está marcado para hoje, em São Paulo.

Em seu despacho, no final da tarde de ontem, o ministro Nilson Naves manteve a liminar proferida pelo desembargador Walter de Almeida, do Tribunal de Justiça de São Paulo, que permite apenas filmagem no início do julgamento e quando a sentença for proferida. O ministro Naves negou o pedido da Acrimesp alegando que "o Superior Tribunal de Justiça (STJ) não tem competência para processar e julgar, originariamente, mandado de segurança contra ato de outros tribunais ou dos respectivos órgãos (Súmula 41)".

A decisão do desembargador de São Paulo, segundo afirmou o ministro Naves, não significa que o julgamento não seja público. "É público, evidentemente. Será feito a portas abertas. Não se está, quando se impede a sua exibição ao vivo, vedando, ao que vem parecendo a algumas opiniões, os olhos da sociedade. Em vários países de sólida e exemplar cultura jurídica, os julgamentos, todos, são realizados a portas fechadas", concluiu o ministro.

Esta notícia foi publicada originalmente em um site oficial (STJ - Superior Tribunal de Justiça) e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Notícias relacionadas

Veja novidades e decisões judiciais sobre este tema

Testes relacionados Exclusivo para assinantes

Responda questões de múltipla escolha e veja o gabarito comentado

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos