Declaração de três anos de atividade jurídica é requisito para inscrição em concurso público

Declaração de três anos de atividade jurídica é requisito para inscrição em concurso público

Candidato a vaga de procurador da República deve cumprir a exigência de três anos de atividade jurídida na condição de bacharel em Direito. A liminar foi proferida pelo Supremo no Mandado de Segurança (MS 25489). Um advogado pleiteava o direito de se inscrever no 22º concurso público para cargos de procurador da República sem ter que declarar, sob as penas da lei, o atendimento à essa exigência.

O relator, ministro Carlos Velloso, observou que a Lei Complementar nº 75/93, conhecida como Lei Orgânica do Ministério Público, em seu artigo 187, estabelece como requisito para inscrição no concurso estar o bacharel em Direito diplomado há pelo menos dois anos. “O requisito, não custa repetir, é para a inscrição”, afirmou o relator.

Velloso também ressaltou que o Supremo, no julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade 1040, decidiu pela constitucionalidade do artigo 187 da Lei Complementar 75/93. “Assim posta a questão, não há falar, no caso, no fumus bonis juris que autorizaria a concessão da medida liminar. Indefiro-a, pois”, decidiu o ministro.

Esta notícia foi publicada originalmente em um site oficial (STF - Supremo Tribunal Federal) e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Notícias relacionadas

Veja novidades e decisões judiciais sobre este tema

Artigos relacionados

Leia mais artigos sobre o tema publicados no DN

Modelos de Petições relacionados Exclusivo para assinantes

Agilize a elaboração de peças jurídicas

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos