Pastor acusado de atentado ao pudor tem liminar negada

Pastor acusado de atentado ao pudor tem liminar negada

Negada liminar a pastor acusado de atentado violento ao pudor. O ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira, vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) no exercício da Presidência, indeferiu o pedido da defesa para que o acusado ficasse em liberdade.

O crime ocorreu em Xanxerê, Santa Catarina. O pastor era administrador de uma entidade beneficente na cidade; sua responsabilidade era gerir as necessidades de diversas menores. Para tanto recebia valores do exterior. Ele é acusado de praticar atos libidinosos e por fim relações sexuais reiteradamente com uma menor, à época com 13 anos.

A.K. foi condenado à pena de 12 anos, oito meses e sete dias em regime inicialmente fechado, por atentado violento ao pudor, sendo proibida a progressão de regime. Como o vice-presidente do Tribunal de Justiça catarinense ao apreciar a admissibilidade dos recursos especial e extraordinário entendeu que estavam fora do prazo e determinou a imediata execução da pena, a defesa impetrou habeas-corpus no STJ.

O objetivo da defesa é suspender a execução da pena, alegando que a decisão do TJ viola o princípio constitucional da presunção de inocência, além de significar a reforma para pior (reformatio in pejus).

Ao apreciar o pedido, o ministro Sálvio de Figueiredo considerou que, para a concessão de liminar em habeas-corpus, é imprescindível demonstrar-se, cabalmente, a ilegalidade ao ato que causa a alegada coação, pressuposto inexistente nesse momento de apreciação urgente. Além do mais – continua o ministro – o pedido de liminar se confunde com o mérito do habeas-corpus, cuja análise deve ser realizada pelo órgão colegiado.

Assim, após chegarem as informações, o processo segue para o Ministério Público Federal emitir parecer. Somente depois de retornar ao STJ, o mérito será apreciado pelos ministros da Sexta Turma. O relator é o ministro Hélio Quaglia Barbosa.

Esta notícia foi publicada originalmente em um site oficial (STJ - Superior Tribunal de Justiça) e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Notícias relacionadas

Veja novidades e decisões judiciais sobre este tema

Resumos relacionados Exclusivo para assinantes

Mantenha-se atualizado com os resumos sobre este tema

Artigos relacionados

Leia mais artigos sobre o tema publicados no DN

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.430 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos