Atentado violento ao pudor e estupro não constituem concurso formal

Atentado violento ao pudor e estupro não constituem concurso formal

Os crimes de atentado violento ao pudor e estupro, apesar de serem do mesmo gênero, são de espécies distintas, ainda que praticados contra a mesma vítima. Por isso, nesses casos, não há que se falar em continuidade delitiva, mas em concurso material. O entendimento é da Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que deu provimento a recurso do Ministério Público de São Paulo (MP) nesse sentido. O MP recorreu contra decisão do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) que deu provimento parcial ao recurso da defesa para reduzir a pena imposta ao réu.

O ministro José Arnaldo da Fonseca, relator do recurso no STJ, citando a jurisprudência do Tribunal e a doutrina de Damásio de Jesus, afirmou que crimes de "mesma espécie" são os previstos no mesmo tipo penal, "isto é, aqueles que possuem os mesmos elementos descritivos, abrangendo as formas simples, privilegiadas e qualificadas, tentadas ou consumadas." O Supremo Tribunal Federal (STF) teria o mesmo entendimento.

Para o ministro, se o ato libidinoso diverso da conjunção carnal não configura elemento constitutivo, conduta inicial ou meio para a realização do crime de estupro, o réu deve responder por ambos. Nesses casos, por se tratar de crimes de espécies diferentes, aplica-se a regra do concurso material, ainda que cometidos contra a mesma vítima.

Portanto, ao reconhecer a "ficção jurídica" da continuidade delitiva entre os delitos de atentado violento ao pudor e estupro cometidos contra a mesma vítima, o acórdão recorrido afastou-se da jurisprudência consolidada em ambos os Tribunais. Por essa razão e à unanimidade, a Quinta Turma votou pelo provimento do recurso.

Esta notícia foi publicada originalmente em um site oficial (STJ - Superior Tribunal de Justiça) e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Notícias relacionadas

Veja novidades e decisões judiciais sobre este tema

Resumos relacionados Exclusivo para assinantes

Mantenha-se atualizado com os resumos sobre este tema

Termos do Dicionário Jurídico

Veja a definição legal de termos relacionados

Testes relacionados Exclusivo para assinantes

Responda questões de múltipla escolha e veja o gabarito comentado

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos