Proposta legislativa visa alterar Lei das Interceptações Telefônicas

Proposta legislativa visa alterar Lei das Interceptações Telefônicas

O Projeto de Lei nº 2092/2022 da Câmara dos Deputados visa revoga o § 4.º do art. 8.º-A da Lei n.º 9.296, de 24 de julho de 1996 – Lei das Interceptações Telefônicas, para possibilitar que as gravações ambientais realizadas por um dos interlocutores sem o prévio conhecimento da autoridade policial ou do Ministério Público possam novamente ser utilizadas, legitimamente, tanto pela acusação quanto pela defesa.

De acordo com a justificativa apresentada, o dispositivo em comento, além de contrariar entendimento jurisprudencial sedimentado no âmbito do Supremo Tribunal Federal, que admitia a utilização como prova da infração criminal a captação ambiental feita por um dos interlocutores, sem o prévio conhecimento da autoridade policial ou do Ministério Público, quando demonstrada a integridade da gravação, desconsidera, sem fundamento constitucional que o legitime, o princípio da igualdade na lei.

Em síntese, o objetivo é o aperfeiçoamento da Lei das Interceptações Telefônicas para que a regra nele veiculada não impeça, indevida e injustamente, a punição de atos criminosos.

Conteúdos atualizados DireitoNet

Resumo - Interceptação de comunicações telefônicas (Lei nº 9.296/96)
A interceptação de comunicações telefônicas, de qualquer natureza, para prova em investigação criminal e em instrução processual penal.

Petição - Pedido de interceptação telefônica feito pelo Ministério Público
Ministério Público requer interceptação telefônica a fim de produzir provas que viabilizem a averiguação em investigação criminal.

Resumo - Nulidades (Processo Penal)
Espécies de nulidades, princípios e elenco de nulidades estabelecido no artigo 564 do Código de Processo Penal.

Resumo - Provas (Processo Penal)
Disposições gerais e introdutórias ao estudo das provas no Processo Penal: conceito básico e objeto (fatos que independem de prova, fatos que dependem de prova, prova do direito, provas inadmissíveis).

Petição - Memorial - Nulidade processual
Réu pede a nulidade do processo por não ter havido a intervenção necessária do Ministério Público, tratando-se de delito de ação penal pública incondicionada.

Veja mais atualizações sobre Interceptações Telefônicas no DireitoNet

Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Notícias relacionadas

Veja novidades e decisões judiciais sobre este tema

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos