Reajuste de aluguéis de imóveis residenciais e comerciais pelo índice IPCA segue em discussão

Reajuste de aluguéis de imóveis residenciais e comerciais pelo índice IPCA segue em discussão

O Projeto de Lei nº 1806/2021 visa disciplinar o reajuste dos aluguéis de imóveis residenciais e comerciais, mediante alterações no parágrafo único do artigo 17 da Lei nº 8.245, de 18 de outubro de 1991.

Com efeito, o texto apresentado aponta que o reajuste dos aluguéis residenciais e comerciais não poderá ser superior ao índice oficial de inflação, medido pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA ou outro que venha a substituí-lo, em caso de sua extinção.

A justificativa segue no sentido de que os inquilinos de imóveis residenciais ou comerciais no Brasil estão tendo um grave problema nos reajustes de seus aluguéis, uma vez que tais valores estão sendo calculados com base no IGPM, o que tem agravado muito as suas situações econômicas.

Conteúdos atualizados DireitoNet

Resumo - Lei de Locações I
Espécies, conceitos, natureza, capacidade, objeto, aluguel, obrigações do locador e do locatário nas obrigações em geral, prazo e alienação da coisa locada na locação em geral.

Resumo - Lei de Locações II
Locação predial e a Lei do Inquilinato, locações regidas pelo Código Civil e Leis Especiais, locação residencial: hipóteses de denúncia vazia ou imotivada e desfazimento da locação, e locação para temporada.

Roteiro - Revisional de aluguel
Os artigos 68 a 70, da Lei do Inquilinato, dispõem sobre o procedimento da ação revisional de aluguel, que será aplicado tanto para as locações residenciais como para as não residenciais.

Roteiro - Consignação de aluguéis e encargos da locação
Procedimento seguido quando o objeto da ação de consignação for o pagamento de aluguel e/ou encargos previstos no contrato de locação.

Petição - Ação de consignação de chaves
Não convindo mais a locação, o Autor notificou o Réu denunciando o contrato de locação, mas o Réu se recusou terminantemente a receber as chaves, alegando simplesmente não concordar com a devolução do imóvel.

Veja mais atualizações sobre Lei de Locações no DireitoNet

Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Modelos de Petições relacionados Exclusivo para assinantes

Agilize a elaboração de peças jurídicas

Modelos de Contratos relacionados Exclusivo para assinantes

Crie seus contratos com base nos modelos do DN

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.430 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos