Multiparentalidade e questões envolvendo direito sucessório são objeto de discussão

Multiparentalidade e questões envolvendo direito sucessório são objeto de discussão

Pela justificativa de que várias situações passaram a surgir com a formação e reconhecimento do vínculo de afetividade nas relações familiares, o Projeto de Lei nº 5774/2019 visa disciplinar a concorrência entre cônjuge e ascendentes, considerando a multiparentalidade, mediante alteração no artigo 1837 do Código Civil, considerando que disposições legais referentes ao tema precisam ser atualizadas para melhor atender aos anseios da sociedade.

Nesse aspecto, a proposição parte da premissa de que, nos casos de multiparentalidade, o reconhecimento de direitos sucessórios deve ocorrer tanto em relação ao pai biológico quanto ao pai afetivo, também como forma de observação do princípio constitucional da proteção integral.

Destaca-se que a parentalidade estabelecida entre três ou mais pessoas, advinda da socioafetividade em que o padrasto ou madrasta registra o filho de outro, acrescentando seu nome à certidão de nascimento, seja porque já falecido ou não, já foi totalmente absorvido pelo ordenamento jurídico brasileiro, inclusive pelo STF (RE 898.060) e até mesmo pelo Conselho Nacional de Justiça (Provimento 63/2017).

Dessa forma, com a aprovação do projeto, o artigo 1837 do Código Civil passa a vigorar com a seguinte redação: “concorrendo com ascendentes em primeiro grau, ao cônjuge tocará quinhão igual ao que a eles couber; caber-lhe-á a metade da herança se houver um só ascendente, ou se maior for aquele grau”.

Conteúdos atualizados DireitoNet

Notícia - Reconhecimento da multiparentalidade oficializa novos arranjos familiares

Notícia - Suposta participação em homicídio do pai adotivo não impede multiparentalidade

Resumo - A família brasileira nos dias de hoje
Trata sobre a filiação biológica ou assistida, como se comporta a família brasileira nos dias de hoje, sua proteção na Constituição Federal, além de alguns apontamentos sobre o poder familiar.

Resumo - Direito Sucessório em geral
Abertura da sucessão, momento da transmissão da herança e a comoriência, transmissão da posse: o princípio da saisine, espécies de sucessão e de sucessores, e lugar em que se abre a sucessão.

Guia de Estudo - Direito de Família
Ampla abordagem sobre o Direito de Família, com a definição dos conceitos, previsão legal e princípios constitucionais. Suas consequências patrimoniais, natureza jurídica, evolução histórica, relações e vínculos decorrentes.

Veja mais atualizações sobre Direito de Família e multiparentalidade no DireitoNet.

Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Notícias relacionadas

Veja novidades e decisões judiciais sobre este tema

Resumos relacionados Exclusivo para assinantes

Mantenha-se atualizado com os resumos sobre este tema

Artigos relacionados

Leia mais artigos sobre o tema publicados no DN

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos