Notícias

Projeto da Vara da Infância e da Juventude incentiva adoção no DF

Fonte: STJ - Superior Tribunal de Justiça

A Vara da Infância e da Juventude do Distrito Federal (VIJ-DF) lançou o projeto intitulado Em busca de um lar, que promove a adoção de cerca de 130 crianças e adolescentes cujos perfis não se enquadram nas preferências apresentadas pelas 543 famílias habilitadas na Justiça.

Instruído pela Portaria VIJ 11/2018, o projeto consiste na “busca ativa” de pretendentes que possam acolher esses jovens em condições legais de adoção, tentando garantir o direito de integração a uma nova família, quando esgotadas as possibilidade de retorno ao ambiente familiar de origem.

Segundo a VIJ-DF, problemas de saúde, idade e o fato de fazerem parte de grupos de irmãos são os principais pontos indicados como empecilhos para a adoção nesses casos.

Para contornar tais dificuldades, a VIJ iniciou a divulgação, nas mídias sociais do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDF), de uma série de vídeos que retratam a realidade desses jovens que estão Em busca de um lar.

“O tempo da criança é diferente do tempo do adulto, e isso deve ser respeitado para que não haja prejuízo à sua formação e ao desenvolvimento”, lembrou o juiz titular da VIJ-DF, Renato Scussel, ao comentar a importância da mobilização para encontrar uma família em tempo hábil, visto que é direito das crianças e dos adolescentes a convivência no meio familiar e na comunidade.

Fonte: STJ - Superior Tribunal de Justiça

Imprimir
O Direito está em constante evolução. Não fique para trás.
Acompanhe as novidades que afetam seu dia-a-dia no estudo e na prática jurídica
Conheça o DireitoNet