TST conduz mediações e conciliações com sete categorias no início de 2019

TST conduz mediações e conciliações com sete categorias no início de 2019

Estão em andamento na Vice-Presidência do Tribunal Superior do Trabalho diversas negociações envolvendo categorias de âmbito nacional. Os procedimentos de mediação e conciliação pré-processual (PMPP) são iniciados a pedido de empresas ou de sindicatos visando à busca de uma solução consensual antes da submissão do caso ao Judiciário. As conciliações, por sua vez, fazem parte dos processos de dissídio coletivo.

Em todos os casos, o vice-presidente do TST, ministro Renato de Lacerda Paiva, realiza reuniões unilaterais e bilaterais com as partes para lhes propiciar ambiente e diálogo favoráveis à negociação coletiva. “A Vice-Presidência e o Tribunal estão de portas abertas para contribuir com a negociação entre as categorias dos empregados e dos empregadores”, afirma. “Nas mediações e nas conciliações, nosso foco é garantir que a negociação ocorra de forma técnica e com ética para que as partes cheguem ao consenso”.

Embrapa e Codevasf

Dois procedimentos de mediação estão abertos para a construção dos acordos coletivos de trabalho relativos à data-base 1º/5/2018 da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). O Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário, representante dos empregados das duas empresas públicas, o requereu os PMPPs em meados de janeiro de 2019.

Processos: PMPP-1000015-63.2019.5.00.0000 (Embrapa) e PMPP-1000022-55.2019.5.00.0000(Codevasf).

Correios

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) é requerida em dois procedimentos de mediação e conciliação pré-processual que tratam das normas coletivas sobre o plano de saúde. Nesse sentido, contando com o grupo técnico formado para estudar o caso, o foco é chegar a consenso até a data-base da categoria, 1º/8/2019. Os procedimentos foram apresentados pela Federação Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras da ECT dos Estados da BA, MG, RJ, RN, RO, SP e TO (Findect) e pela Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios, Telégrafos e Similares (Fentect).

Processos: PMPP-1000100-49.2019.5.00.0000 e PMPP-1000948-70.2018.5.00.0000.

Esta notícia foi publicada originalmente em um site oficial (TST - Tribunal Superior do Trabalho) e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Resumos relacionados Exclusivo para assinantes

Mantenha-se atualizado com os resumos sobre este tema

Guias de Estudo relacionados Exclusivo para assinantes

Organize seus estudos jurídicos e avalie seus conhecimentos

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos