Empregados da EBC suspendem greve para facilitar mediação no TST

Empregados da EBC suspendem greve para facilitar mediação no TST

Empregados da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) decidiram, nesta sexta-feira (24), suspender a greve iniciada em 14/11. A suspensão decorreu de sugestão do vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Emmanoel Pereira, para que haja condições de construir junto aos trabalhadores, à EBC e à União sugestão de acordo coletivo de trabalho. A proposta de ACT será apresentada na próxima segunda-feira (27), e, no dia seguinte, o texto passará por votação nas assembleias, com as entidades sindicais explicando a motivação de cada ponto principal.

Em reunião na terça-feira (21) junto a representantes dos empregados da EBC, o ministro afirmou que o Tribunal tem experiência nas mediações/conciliações entre empresas e empregados, nos dissídios coletivos, e mantém contato republicano com a Coordenação de Controle de Empresas Estatais (CEST), a fim de solucionar conflitos coletivos relativos às estatais. A Coordenação é subordinada ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, e os acordos coletivos precisam ter a concordância dela.

Emmanoel Pereira reforçou a disposição dele de procurar o governo, a empresa e os empregados, para formar um acordo viável sobre as cláusulas econômicas e as sociais. Disse também que a suspensão da greve evita o julgamento de pedido de liminar solicitado no dissídio coletivo da categoria, que já tramita no TST, e cria condições para que a Vice-Presidência conduza a negociação de maneira proativa.

Processo: DCG-1000297-72.2017.5.00.0000.

Esta notícia foi publicada originalmente em um site oficial (TST - Tribunal Superior do Trabalho) e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Resumos relacionados Exclusivo para assinantes

Mantenha-se atualizado com os resumos sobre este tema

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos