Setor de transporte aéreo comunica Justiça do Trabalho de que não fará greve no fim do ano

Setor de transporte aéreo comunica Justiça do Trabalho de que não fará greve no fim do ano

A Justiça do Trabalho acompanhou um acordo que garantirá o pleno funcionamento dos aeroportos no fim deste ano. Os representantes dos trabalhadores aeroviários e aeronautas e o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA) vão se reunir nessa quarta-feira (7), com o vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Emmanoel Pereira, para formalizar o compromisso de que assinarão a Convenção Coletiva (CCT) 2016/2017 e de que não haverá greve no setor.

O consenso se deu após a última rodada de negociação entre as partes, realizada no dia 30 de novembro, para a renovação da CCT da aviação regular para 2016/2017. A proposta foi aprovada em assembleia pelas duas categorias profissionais.

"Foram meses de negociação, mas o importante é que as partes saíram satisfeitas no processo por meio da conciliação. Além disso, a pacificação nas relações de trabalho de forma geral, e principalmente neste caso, beneficia a sociedade como um todo, porque ela não será prejudicada com greves no setor", destacou o ministro Emmanoel Pereira, coordenador da Comissão Nacional de Promoção à Conciliação da Justiça do Trabalho.

O acordo prevê reposição integral da inflação pelo INPC em todas as cláusulas econômicas, com exceção das diárias internacionais, e a manutenção de todas as cláusulas sociais já existentes. As entidades sindicais também negociaram a definição de um calendário de reuniões para 2017, com o objetivo de discutir cláusulas que demandam mais tempo de negociação.

Esta notícia foi publicada originalmente em um site oficial (TST - Tribunal Superior do Trabalho) e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Resumos relacionados Exclusivo para assinantes

Mantenha-se atualizado com os resumos sobre este tema

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.430 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos