Sindicato dos Metalúrgicos do ABC tem legitimidade ativa para atuar como substituto processual

Sindicato dos Metalúrgicos do ABC tem legitimidade ativa para atuar como substituto processual

A Primeira Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) declarou por unanimidade a legitimidade ativa do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC para representar em juízo, como substituto processual, um grupo de ex-empregados da Volkswagen que buscava a condenação da empresa automobilística ao pagamento de expurgos inflacionários. Com a decisão, os autos serão remetidos ao Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (SP) para o julgamento do mérito da ação em curso.

Legitimidade

Em seu voto, o relator do caso, ministro Walmir Oliveira da Costa (foto), destacou que o entendimento do regional acerca da ilegitimidade do sindicato não mais prevalece hoje no TST. O relator observou que o Supremo Tribunal Federal (STF), no julgamento do Recurso Extraordinário 193503/SP, firmou jurisprudência no sentido de "estabelecer a legitimidade extraordinária dos sindicatos para defender em juízo os direitos e interesse coletivos ou individuais dos integrantes da categoria que representam". Walmir Oliveira ressaltou que esta legitimidade é ampla, abrangendo inclusive a liquidação e a execução dos créditos reconhecidos aos trabalhadores. Dessa forma, por se tratar de típica hipótese de substituição processual, seria "desnecessária qualquer autorização dos substituídos", completou.

O ministro acrescentou que, diante da decisão do STF, o plenário do TST decidiu cancelar a Súmula 310, que restringia a substituição processual pelos sindicatos, os quais, segundo a Lei nº 8.984/95, ostentam legitimação extraordinária para ajuizar ação de cumprimento de norma coletiva ou qualquer ação coletiva na defesa dos direitos da categoria, como no caso analisado.

Coletivização do processo

O relator afirmou, ainda, que decidir contrariamente à legitimidade do sindicato seria negar o "fenômeno da coletivização do processo, conquista da sociedade contemporânea que deve ser prestigiada" como mecanismo para se tentar reduzir as ações individuais, retirando o trabalhador das pressões exercidas pelos empregadores quando da instauração de um dissídio individual.

Primeiro Grau

O TRT da 2ª Região deu provimento ao recurso ordinário da Volkswagen para extinguir o processo, sem resolução de mérito, declarando a ilegitimidade do sindicato, sob o entendimento de que ele não defenderia na ação os direitos da categoria a qual ele representa, mas sim, direito individual.

Nas razões de seu recurso de revista pelo qual pretendia a reforma da decisão regional, o sindicato argumentou que aConstituição Federal já havia ampliado os casos em que o sindicato poderia atuar como substituto processual. Segundo a defesa, com o cancelamento da Súmula 310 o TST demonstrou que confere ao sindicato ampla legitimidade para ingressar com ações coletivas, pleiteando como substituto processual, direitos que envolvam trabalhadores da respectiva categoria profissional representada.

Esta notícia foi publicada originalmente em um site oficial (TST - Tribunal Superior do Trabalho) e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Notícias relacionadas

Veja novidades e decisões judiciais sobre este tema

Resumos relacionados Exclusivo para assinantes

Mantenha-se atualizado com os resumos sobre este tema

Testes relacionados Exclusivo para assinantes

Responda questões de múltipla escolha e veja o gabarito comentado

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos