Sistema misto

Sistema misto

Trata de sistema eleitoral em que se empregam técnicas do sistema majoritário e proporcional, e tem em vista as eleições legislativas, exceto para o Senado.

Conforme explica o doutrinador José Jairo Gomes, neste sistema a circunscrição eleitoral é dividida em distritos. No dia da eleição são apresentadas aos eleitores duas listas de votação: uma majoritária (restrita ao distrito), outra proporcional (abrangente de toda a circunscrição). Na primeira lista, os eleitores votam diretamente no nome do candidato indicado pelos partidos àquele distrito. A lista poderá conter um só nome (voto distrital uninominal) ou mais de um (voto distrital plurinominal). Considera-se eleito o candidato que obtiver o maior número de votos no distrito. Na segunda, o eleitor vota em uma lista fechada de candidatos previamente elaborada e apresentada pelos partidos que disputam o pleito, ou seja, o eleitor vota em partidos. A apuração dos eleitos leva em conta a votação em toda a circunscrição. A composição da Casa Legislativa ocorre pela soma dos eleitos nas duas listas de votação, ou seja, na distrital (majoritária) e na partidária (proporcional).

Fundamentação
  • Foi previsto pelo artigo 148, parágrafo único, da Constituição Federal de 1967
Referências bibliográficas
  • Gomes, José Jairo. Direito eleitoral. 14. ed. São Paulo: Atlas, 2018.
  • Machado, Raquel Cavalcanti Ramos. Direito eleitoral. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2018.
Temas relacionados
Veja mais sobre Sistema misto no DireitoNet.
Este material está sujeito à atualizações constantes pelo DireitoNet e pode não refletir, necessariamente, o ordenamento jurídico mais recente. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione este termo à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista
Alerta de atualizações
Receba alertas por email sempre que este termo for atualizado
Ativar alerta

Perguntas & Respostas

Dúvidas comuns sobre este conteúdo

Seja o primeiro a enviar uma pergunta sobre este conteúdo.
Envie sua pergunta

Termos do Dicionário Jurídico

Veja a definição legal de termos relacionados

Artigos relacionados

Leia mais artigos sobre o tema publicados no DN

Resumos relacionados Exclusivo para assinantes

Mantenha-se atualizado com os resumos sobre este tema

Testes relacionados Exclusivo para assinantes

Responda questões de múltipla escolha e veja o gabarito comentado

Guias de Estudo relacionados Exclusivo para assinantes

Organize seus estudos jurídicos e avalie seus conhecimentos

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos