Acordo de antecipação (2025)
Cliente faz empréstimo de banco, dando-lhe em garantia de seu débito o penhor de suas mercadorias.
Contexto de uso
Este modelo de contrato poderá ser utilizado como modalidade de crédito onde o cliente oferece um bem (no caso, mercadorias) como garantia de pagamento do empréstimo.
O cliente, ao solicitar o empréstimo, transfere temporariamente a posse das mercadorias ao banco, que as utiliza como garantia, enquanto o cliente estiver em dia com as parcelas, ele mantém a posse e o uso das mercadorias.
Importante dizer que, se o cliente não pagar o empréstimo, o banco pode executar o penhor, ou seja, tomar posse das mercadorias e vendê-las para recuperar o valor emprestado.
Partes
De um lado, Nome do Banco, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob nº e no Cadastro Estadual sob nº, situada endereço completo, neste ato denominado ANTECIPANTE, representado pelo seu gerente Nome completo do Gerente, nacionalidade, estado civil, portador da Cédula de Identidade nº e do CPF nº, residente e domiciliado endereço completo, endereço eletrônico, nesta Cidade.
De outro lado, Nome completo do Devedor, nacionalidade, profissão, estado civil, portador da Cédula de Identidade nº e do CPF nº, residente e domiciliado endereço completo, endereço eletrônico, nesta Cidade, neste ato denominado ANTECIPADO.
Têm entre os mesmos, de maneira justa e acordada, o presente ACORDO DE ANTECIPAÇÃO, que se regerá pelas condições estipuladas nas cláusulas abaixo descritas.
Cláusula 1ª - Vínculo entre os Contratantes
O ANTECIPADO é devedor do ANTECIPANTE pela importância de R$ valor (valor expresso) sendo que, para...