A elaboração de quesitos mais específicos dentro do Tribunal do Júri

A elaboração de quesitos mais específicos dentro do Tribunal do Júri

Mesmo que os jurados não possuam formação jurídica e tenham os status de leigos perante o Direito, não se pode admitir decisões por íntima convicção.

Essa mudança numérica é impreterível para conceder contextos mais contemporâneos ao Tribunal do Júri, o qual insisto em salientar ser um caminho sombrio e enigmática para quem se senta no banco dos réus, pois os jurados podem decidir sem motivação, apenas por íntima convicção, desta maneira, podem decidir o destino do réu por elementos alheios ao processo. 

Isto significa dizer, que o réu pode ser condenado apenas pelo fato de o jurado não ter identificação com sua aparência física ou por serem de credos diferentes ou até mesmo pelo sapato que estava usando em plenário, não há como saber como o jurado chegou naquela decisão se ela é despida de fundamentação.

Nota-se que a forma em que os quesitos são formulados para os jurados, de maneira genérica, propicia essas aberrações jurídicas impostas pela reforma no Código de Processo Penal em 2008, o que curiosamente não encontra guarida na Constituição Federal de 1988. 

Mesmo que os jurados não possuam formação jurídica e tenham os status de leigos perante o Direito, não se pode admitir decisões por íntima convicção. Esta correção de paradigma se daria através da transição de quesitos genéricos para quesitos mais específicos. 

Sobre o tema: "se foi intenção do legislador incluir neste quesito da absolvição todas as questões relativas às excludentes de ilicitude e de culpabilidade, sobretudo as de ilicitude (legítima defesa, estado de necessidade etc.), pensamos que o caminho escolhido não foi o melhor. E isso porque, como já dissemos, o sentimento pessoal de justiça não conhece limites racionais, de tal maneira que o jurado pode, mesmo reconhecendo uma ação justificada, entender que o réu deve ser condenado [1]."

A corte brasileira deveria se espelhar na lucidez do Tribunal do Júri Espanhol que foi através da Lei orgânica nº 5 de 22 de maio de 1995, que disciplina o júri no país, de acordo com esta lei, Capítulo IV, artigo 52, terminado o julgamento oral e findo o relatório, o Magistrado-Presidente apresentará ao júri o objeto da sentença, onde narrará em parágrafos separados e numerados os fatos alegados pelas partes e que o Júri deverá declarar provados ou não, diferenciando jurados contrários ou favoráveis ao acusado, sendo impossível incluir no mesmo parágrafo fatos favoráveis e desfavoráveis ou fatos dos quais serão considerados provados e outros não. 

Desta forma, os jurados mesmo que leigos conseguem demonstrar seu ponto de vista do processo justificando seu voto. 

É crucial que os jurados tenham em mente que para condenar o réu, deve haver provas robustas que superam a dúvida razoável, que atendam os critérios de suficiência probatória para se condenar o réu, dando voz ao princípio da não culpabilidade ou presunção de inocência. 

Não pode mais ser admissível chegar a um veredicto com base na íntima convicção do jurado ou chegar em uma decisão com sustentada em ilações ou conjecturas desprovidas de base legal, lastreando a decisão em base empírica dos jurados. 

Ser julgado por seus pares nos termos em que estão pautados o júri atualmente, é contraproducente e vai na contramão da evolução civilizatória em permeia a sociedade.

Notas

[1] PACELLI, Eugênio. Curso de Processo Penal, 21 ed. São Paulo. Editora Atlas, 2017, p. 340.

Sobre o(a) autor(a)
Alexandre Abreu Marinho Lima
Advogado
Ver perfil completo
O conteúdo deste artigo é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione este artigo à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Notícias relacionadas

Veja novidades e decisões judiciais sobre este tema

Resumos relacionados Exclusivo para assinantes

Mantenha-se atualizado com os resumos sobre este tema

Roteiros relacionados Exclusivo para assinantes

Visualize os caminhos que um processo segue na prática

Guias de Estudo relacionados Exclusivo para assinantes

Organize seus estudos jurídicos e avalie seus conhecimentos

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos