Notícias

STF nega pedido de troca de prisão por fiança em caso de corrupção ativa

Direito Penal | 16/out/2006

Fonte: STF - Supremo Tribunal Federal

O ministro Sepúlveda Pertence, do Supremo Tribunal Federal (STF), arquivou Habeas Corpus (HC 89832) impetrado em favor de J.C.O. contra decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), no sentido de manter decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) que não permitiu a concessão de liberdade provisória, mediante pagamento de fiança.

A decisão de Pertence foi baseada na Súmula 691, porque não compete ao STF conhecer HC impetrado contra decisão tomada por tribunal superior, cuja liminar tenha sido negada. O ministro salientou, também, que o réu foi preso em flagrante pelo delito de atentado violento ao pudor, que não admite a concessão de liberdade provisória.

Nos autos, a defesa sustenta que o réu preenche todos os requisitos para obter a liberdade provisória mediante fiança, alegando não ser justa a pena que lhe foi imposta, por corrupção, baseada no princípio da insignificância. O réu teria oferecido aos policiais, na hora da prisão, R$ 100,00 para não ser preso pelo crime de atentado violento ao pudor.

Fonte: STF - Supremo Tribunal Federal

Imprimir
O Direito está em constante evolução. Não fique para trás.
Acompanhe as novidades que afetam seu dia-a-dia no estudo e na prática jurídica
Conheça o DireitoNet