STF nega pedido de troca de prisão por fiança em caso de corrupção ativa

STF nega pedido de troca de prisão por fiança em caso de corrupção ativa

O ministro Sepúlveda Pertence, do Supremo Tribunal Federal (STF), arquivou Habeas Corpus (HC 89832) impetrado em favor de J.C.O. contra decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), no sentido de manter decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) que não permitiu a concessão de liberdade provisória, mediante pagamento de fiança.

A decisão de Pertence foi baseada na Súmula 691, porque não compete ao STF conhecer HC impetrado contra decisão tomada por tribunal superior, cuja liminar tenha sido negada. O ministro salientou, também, que o réu foi preso em flagrante pelo delito de atentado violento ao pudor, que não admite a concessão de liberdade provisória.

Nos autos, a defesa sustenta que o réu preenche todos os requisitos para obter a liberdade provisória mediante fiança, alegando não ser justa a pena que lhe foi imposta, por corrupção, baseada no princípio da insignificância. O réu teria oferecido aos policiais, na hora da prisão, R$ 100,00 para não ser preso pelo crime de atentado violento ao pudor.

Esta notícia foi publicada originalmente em um site oficial (STF - Supremo Tribunal Federal) e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Artigos relacionados

Leia mais artigos sobre o tema publicados no DN

Modelos de Petições relacionados Exclusivo para assinantes

Agilize a elaboração de peças jurídicas

Testes relacionados Exclusivo para assinantes

Responda questões de múltipla escolha e veja o gabarito comentado

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.430 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos