Inviável pedido de falência de sociedade civil que não possui denominação em junta comercial

Inviável pedido de falência de sociedade civil que não possui denominação em junta comercial

É impossível aceitar pedido de quebra de sociedade civil quando não há a figura do comerciante, nem, tampouco, inscrição na junta comercial. Essa é a decisão mantida pela Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) no caso do pedido de falência da Oralprev – Assistência Odontológica S/C Ltda.

No caso, a Oralprev veio à Justiça paranaense pedindo a decretação de sua falência. Mas o juízo monocrático reconheceu expressamente que a sociedade não era comerciante, o que o levou a não decretar a falência por ausência de requisito, qual seja, a qualidade de comerciante. Para o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ-PR), é inviável o pedido de falência contra a sociedade civil. "Assim expressamente denominada no seu contrato social, sem registro na junta comercial e sem prova da prática habitual dos atos de comércio."

Para o ministro Aldir Passarinho Junior, relator do processo, quanto à possibilidade ou não de falência de sociedades civis prestadoras de serviço, a decisão do TJ/PR é correta, porquanto não existe a figura do comerciante, nem, tampouco, está a sociedade inscrita na Junta Comercial.

Para o ministro, também não foi destacado na decisão que a Oralprev praticava atos típicos de comércio, tratando-se de mero disfarce o seu registro como civil. Por isso, o entendimento da Turma foi não conhecer do recurso, mantendo a decisão da Justiça paranaense.

Esta notícia foi publicada originalmente em um site oficial (STJ - Superior Tribunal de Justiça) e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Roteiros relacionados Exclusivo para assinantes

Visualize os caminhos que um processo segue na prática

Modelos de Contratos relacionados Exclusivo para assinantes

Crie seus contratos com base nos modelos do DN

Testes relacionados Exclusivo para assinantes

Responda questões de múltipla escolha e veja o gabarito comentado

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos