Empresa é condenada por chamar demitidos de negligentes

Empresa é condenada por chamar demitidos de negligentes

Uma ex-empregada da Companhia Riograndense de Telecomunicações (CRT) receberá indenização por danos morais por ter a sua dispensa, e a de outros 143 colegas, atribuída à negligência no serviço. A Subseção de Dissídios Individuais 1 (SDI 1) do Tribunal Superior do Trabalho confirmou decisão da Segunda Turma do TST, que já havia negado conhecimento ao recurso da CRT, e manteve a condenação da empresa ao pagamento de indenização, fixada em sentença em 17 vezes o valor da remuneração recebida pela funcionária.

Em março de 1995, na demissão sem justa causa de 144 empregados, o então presidente da CRT declarou à imprensa que teria dispensado os funcionários negligentes que faltavam com freqüência ao serviço e que “não vinham atendendo com qualidade aos compromissos assumidos pela empresa com usuários e a sociedade”. Para o Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Sul (4ª Região), essas declarações “atentaram contra o profissionalismo e a honra dos empregados despedidos”.

A CRT alegou que o nome da empregada não foi publicado na imprensa, mas, para o TRT, “obviamente que a comunidade onde ela convive, os amigos e a família têm conhecimento de que esta integrava o grupo despedido `pela prática de abusos´, como declarou o presidente da CRT”. “O que causa estranheza e indica o insulto é que a autora da ação e seus colegas, embora fossem empregados que impediam a 'oxigenação da empresa', conforme palavras do presidente da CRT, não foram despedidos por justa causa”, observou o juiz do TRT que redigiu o acórdão.

Nos embargos contra decisão da Segunda Turma do TST, a CRT alegou que “da informação genérica de rescisões contratuais de quase uma centena e meia de trabalhadores não-identificados” não se poderia comprovar ato ilícito e dano moral.

“A dispensa do empregado constitui direito potestativo do empregador, desde que não o faça de maneira abusiva, sob pena de caracterização de dano moral passível de indenização”, disse o relator dos embargos, ministro João Oreste Dalazen. Para ele, houve, no caso da CRT, “nítida configuração de ofensa à honra e à imagem” da empregada. O relator observou que se dispensa não foi por justa causa, não havia qualquer razão para que a atuação da empregada fosse colocada em dúvida fora do âmbito profissional.

Em outro recurso sobre dano moral no caso da dispensa da CRT, a Quinta Turma do TST julgou a Justiça do Trabalho competente para examinar litígios referentes à indenização por dano moral, quando decorrente da relação de trabalho. Uma turma do TRT do Rio Grande do Sul havia declarado a incompetência da Justiça do Trabalho e determinado a remessa do processo à Justiça Estadual.

Para essa Turma do TRT, o pedido de indenização de dano moral, nesse caso, não tinha natureza trabalhista: “A natureza da causa de pedir e do pedido e a controvérsia tem natureza civil, devendo ser processada e julgado à luz do direito privado”.

A relatora do recurso da trabalhadora, juíza convocada do TST Rosa Maria Weber da Rosa, propôs o provimento do recurso da empregada, com base na Súmula 392 do TST que estabelece a competência da Justiça do Trabalho para examinar pedido de indenização de dano moral decorrente da relação de trabalho.

Esta notícia foi publicada originalmente em um site oficial (TST - Tribunal Superior do Trabalho) e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Notícias relacionadas

Veja novidades e decisões judiciais sobre este tema

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.430 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos