Supremo julga questão processual em lei paulista sobre Juizados Especiais

Supremo julga questão processual em lei paulista sobre Juizados Especiais

Por unanimidade dos votos, o Supremo Tribunal Federal julgou procedente a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 2257), ajuizada pelo governador de São Paulo, contra a Lei Complementar paulista nº 851/98. A norma, que dispõe sobre o sistema de Juizados Especiais, introduz novas hipóteses de intervenção de procurador-geral de Justiça, em matéria de procedimento penal, além das previstas no Código de Processo Penal (artigo 28).

Segundo a ação, a lei paulista contraria o princípio da separação dos poderes (art. 2º da Constituição Federal), uma vez que submete ao procurador-geral de Justiça, que está ligado ao Poder Executivo, atos dos juizados especiais. Para a defesa, qualquer modificação, reforma ou anulação do ato judicial somente pode ocorrer por decisão de instância superior do próprio Poder Judiciário.

Ao analisar o caso, o ministro-relator Eros Grau afirmou que a matéria em questão é de processo, e não de procedimento, e lembrou ser da competência privativa da União legislar sobre direito processual. Assim, Grau julgou procedente a ação e foi acompanhado por todos os ministros.

Esta notícia foi publicada originalmente em um site oficial (STF - Supremo Tribunal Federal) e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Roteiros relacionados Exclusivo para assinantes

Visualize os caminhos que um processo segue na prática

Artigos relacionados

Leia mais artigos sobre o tema publicados no DN

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos