Chega ao Supremo ação contra exploração de caça-níqueis em Goiânia

Chega ao Supremo ação contra exploração de caça-níqueis em Goiânia

O Tribunal de Justiça de Goiás enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) ação civil pública, autuada como Ação Cível Originária (ACO 767), em que o Ministério Público goiano visa impedir a exploração de caça-níqueis (videoloterias) no Estado. O jogo é explorado pelo governo estadual por meio da empresa Gerplan (Gerenciamento e Planejamento Ltda.).

A ação é de 2000 e foi enviada ao Supremo por decisão do desembargador Air Borges de Almeida, do Tribunal de Justiça de Goiás. Acolhendo pedido da Advocacia-Geral da União, ele aplicou dispositivo da Constituição Federal (alínea ´f´ do inciso I do artigo 102) que justifica o julgamento pelo STF quando há conflito entre interesses da União e do Estado.

Na ação, o MP defende que "compete privativamente à União legislar sobre sistemas de consórcios e sorteios". Nesse sentido, a exploração de jogo de bingo no Estado só poderia ser permitida por lei federal sobre o assunto, e não por meio de legislação estadual, como é caso em Goiânia.

A ação ainda não tem relator no Supremo.

Esta notícia foi publicada originalmente em um site oficial (STF - Supremo Tribunal Federal) e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Notícias relacionadas

Veja novidades e decisões judiciais sobre este tema

Artigos relacionados

Leia mais artigos sobre o tema publicados no DN

Guias de Estudo relacionados Exclusivo para assinantes

Organize seus estudos jurídicos e avalie seus conhecimentos

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.550 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos