Discussão legislativa visa estipular prazo para implementação do Juiz das Garantias

Discussão legislativa visa estipular prazo para implementação do Juiz das Garantias

O Projeto de Lei nº 3479 de 2021 da Câmara dos Deputados visa alterar o Código Penal, estipulando prazo para implementação do Juiz das Garantias.

De acordo com a proposta, o Código Penal passaria a vigorar acrescido do artigo 809-A, dispondo que o Poder Judiciária implementará o juiz das garantias em 5 (cinco) anos, mediante a realização das necessárias alterações legais e previsões orçamentárias.

O texto do projeto destaca que a figura do juiz das garantias foi aprovada pelo Congresso Nacional durante a análise do pacote anticrime (Lei 13.964/2019), mas foi suspensa por determinação do Supremo Tribunal Federal – STF, pois a lei foi aprovada sem a previsão do impacto orçamentário dessa implementação de dois juízes por processo.

Conteúdos atualizados DireitoNet

Resumo - Lei Anticrime - aspectos gerais
Legislação modificada pela Lei nº 13.964/19, histórico da Lei Anticrime, e aspectos gerais do “aperfeiçoamento” penal e processual penal pela referida Lei.

Resumo - Lei Anticrime - alterações na Lei de Execução Penal
Trata sobre as alterações da Lei Anticrime na Lei de Execução Penal, referentes à criação do banco de dados genético, à reformulação do Regime Disciplinar Diferenciado, às regras referentes à progressão de regime e saída temporária.

Resumo - Nulidades (Processo Penal)
Espécies de nulidades, princípios e elenco de nulidades estabelecido no artigo 564 do Código de Processo Penal.

Resumo - Questões prejudiciais (Processo Penal)
Introdução e conceitos, e questões prejudiciais, trata sobre a diferença entre a questão prejudicial e a preliminar, prejudiciais homogêneas e heterogêneas, prejudiciais obrigatórias e facultativas, bem como prejudiciais devolutivas e não devolutivas.

Resumo - Incidentes processuais (Processo Penal)
Conceito, questões prejudiciais, e os procedimentos incidentes, exceções, incompatibilidades e impedimentos, conflitos de competência, restituição de coisa apreendida, medidas assecuratórias, e incidentes de falsidade e insanidade mental.

Veja mais atualizações sobre Processo Penal no DireitoNet

Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Notícias relacionadas

Veja novidades e decisões judiciais sobre este tema

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.430 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos