Beneficiários conseguem a chance de preservar carência após encerramento unilateral do plano de saúde

Beneficiários conseguem a chance de preservar carência após encerramento unilateral do plano de saúde

Após a resilição unilateral do contrato de plano de saúde coletivo por parte da operadora – e sem notificação –, a Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) deu provimento ao recurso de dois beneficiários para que eles possam requerer a portabilidade de carência. Dessa forma, eles podem contratar outro plano de saúde, observado o prazo de permanência no anterior, sem o cumprimento de novos períodos de carência ou de cobertura parcial temporária, e sem custo adicional para o exercício do direito à portabilidade.

O recurso teve origem em ação de indenização por danos morais ajuizada por dois menores, representados pelo pai, contra a operadora e a administradora do plano de saúde coletivo por adesão, em razão da resilição unilateral do contrato sem a notificação prévia.

Em primeiro grau, as empresas foram condenadas a oferecer aos menores, no prazo de 30 dias, um plano de saúde individual, sem carência, devendo mantê-los no plano anterior até o cumprimento da obrigação. Elas também foram condenadas a pagar R$ 7 mil por dano moral.

Contudo, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, ao julgar recurso da operadora, afastou a obrigação de fornecer o plano individual, pois a empresa não comercializa essa modalidade.

Ao STJ, os beneficiários alegaram que a rescisão unilateral foi irregular, pois não houve a devida comunicação prévia, o que impossibilitou a busca por alternativa de portabilidade. Pediram sua reintegração ao plano de saúde coletivo ou outra providência apta a gerar resultado prático equivalente.

Vulnerabilidade

A relatora do recurso, ministra Nancy Andrighi, afirmou que a solução da controvérsia exige a análise das regras da Lei 9.656/1998 – com a regulamentação dada pela Resolução 19/1999 do Conselho de Saúde Suplementar – e do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Segundo ela, de um lado, a Lei 9.656/1998 e seus regulamentos autorizam a resilição unilateral injustificada do contrato pela operadora do plano de saúde coletivo por adesão, mas, de outro, o CDC impõe que os respectivos beneficiários, que contribuíram para o plano, não fiquem absolutamente desamparados, sem que lhes seja dada qualquer alternativa para manter a assistência à saúde.

De acordo com a relatora, a Resolução 19/1999 manda que as operadoras, nesse tipo de contrato, em caso de cancelamento, disponibilizem aos beneficiários plano ou seguro de assistência à saúde na modalidade individual ou familiar, sem necessidade de cumprimento de novos prazos de carência. No entanto, em seu artigo 3º, ressalva que tal disposição se aplica somente às operadoras que mantenham também plano ou seguro na modalidade individual ou familiar.

Para a ministra, não há como fazer uma interpretação puramente literal do artigo 3º, sob pena de agravar a situação de vulnerabilidade do consumidor que contribuiu para o serviço, além de favorecer o exercício arbitrário do direito das operadoras de optar pela resilição de planos de saúde coletivos – em afronta ao CDC, ao qual estão subordinadas.

Abuso

Nancy Andrighi lembrou que a Terceira Turma, ao julgar o REsp 1.732.511, concluiu que, na ausência de norma legal expressa que resguarde o consumidor na hipótese de resilição unilateral do contrato coletivo pela operadora, há de se reconhecer o direito à portabilidade de carências, instituído pela Resolução 186/2009 da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o que permitirá a contratação de um novo plano.

No caso em análise, a ministra afirmou que, como as operadoras não podem ser coagidas a fornecer plano de saúde individual, nem impedidas de extinguir o vínculo contratual existente, "há de ser reconhecida a abusividade da resilição, na forma como promovida, e, por conseguinte, permitido aos recorrentes exercer devidamente o direito de dar continuidade ao serviço de assistência à saúde, sem a contagem de novo prazo de carência".

A ministra determinou que os recorrentes sejam devidamente comunicados da extinção do vínculo contratual, levando-se em consideração a data da efetiva cessação dos efeitos contratuais até então prorrogados, contando-se, a partir daí, o prazo normativo para o exercício do direito de requerer a portabilidade de carência, nos termos da norma regulamentadora.

RECURSO ESPECIAL Nº 1.739.907 - DF (2018/0108167-4)
RELATORA : MINISTRA NANCY ANDRIGHI
RECORRENTE : G DE P M (MENOR)
RECORRENTE : D G DE P M (MENOR)
REPR. POR : K M DE P M
ADVOGADO : DEFENSORIA PÚBLICA DO DISTRITO FEDERAL
RECORRIDO : QUALICORP ADMINISTRADORA DE BENEFÍCIOS S/A
ADVOGADO : DIEGO RIBEIRO DE OLIVEIRA - RJ143476
ADVOGADOS : MARCELE LISDALIA DANTAS FERREIRA - DF041956
FELIPE DE SANTA CRUZ OLIVEIRA SCALETSKY - DF038672
KELLY OLIVEIRA DE ARAUJO E OUTRO(S) - DF021830
HUGO MONTEIRO JACOME - DF044238
RECORRIDO : AMIL ASSISTÊNCIA MÉDICA INTERNACIONAL S.A
ADVOGADO : MICHEL DOS SANTOS CORRÊA E OUTRO(S) - DF030599
EMENTA
RECURSO ESPECIAL. AÇÃO DE OBRIGAÇÃO DE FAZER C/C COMPENSAÇÃO DE
DANO MORAL. CONTRATO DE PLANO DE SAÚDE COLETIVO POR ADESÃO.
RESILIÇÃO UNILATERAL. OPERADORA QUE NÃO COMERCIALIZA PLANO DE
SAÚDE INDIVIDUAL E FAMILIAR. CDC. LEI 9.656/1998. ART. 3º DA
RESOLUÇÃO CONSU Nº 19/1999. DIÁLOGO DAS FONTES. AUSÊNCIA DE
NOTIFICAÇÃO PRÉVIA. ABUSIVIDADE. DIREITO À PORTABILIDADE DE
CARÊNCIA RECONHECIDO. JULGAMENTO: CPC/15.
1. Ação de obrigação de fazer c/c compensação do dano moral ajuizada em
11/11/2015, da qual foi extraído o presente recurso especial, interposto em
05/02/2018 e atribuído ao gabinete em 11/05/2018.
2. O propósito recursal consiste em decidir sobre a obrigação de a
operadora de plano de saúde coletivo por adesão, depois de resilir
unilateralmente o contrato firmado com a pessoa jurídica a que estão
vinculados os beneficiários, reintegrá-los no mesmo plano, diante da
inexistência, em sua carteira de serviços, de plano individual ou familiar, ou
adotar outra providência que lhes assegure a obtenção da tutela pelo
resultado prático equivalente.
3. A ANS, no exercício de seu poder normativo e regulamentar acerca dos
planos de saúde coletivos – ressalvados, apenas, os de autogestão –, deve
observar os ditames do CDC.
4. Se, de um lado, a Lei 9.656/1998 e seus regulamentos autorizam a
operadora do seguro de saúde coletivo por adesão a não renovar o contrato;
de outro lado, o CDC impõe que os respectivos beneficiários, que
contribuíram para o plano, não fiquem absolutamente desamparados, sem
que lhes seja dada qualquer outra alternativa para manter a assistência a
sua saúde e de seu grupo familiar.
5. A interpretação puramente literal do art. 3º da Resolução CONSU nº
19/1999 agrava sobremaneira a situação de vulnerabilidade do consumidor
que contribuiu para o serviço e favorece o exercício arbitrário, pelas
operadoras de seguro de saúde coletivo, do direito de não renovar o
contrato celebrado por adesão, o que não tolera o CDC, ao qual estão
subordinadas.
6. O diálogo das fontes entre o CDC e a Lei 9.656/1998, com a
regulamentação dada pela Resolução CONSU nº 19/1999, exige uma
interpretação que atenda a ambos os interesses: ao direito da operadora,
que pretende se desvincular legitimamente das obrigações assumidas no
contrato celebrado com a estipulante, corresponde o dever de proteção dos
consumidores (beneficiários), que contribuíram para o seguro de saúde e
cujo interesse é na continuidade do serviço.
7. Na ausência de norma legal expressa que resguarde o consumidor na
hipótese de resilição unilateral do contrato coletivo pela operadora, há de se
reconhecer o direito à portabilidade de carências, permitindo, assim, que os
beneficiários possam contratar um novo plano de saúde, observado o prazo
de permanência no anterior, sem o cumprimento de novos períodos de
carência ou de cobertura parcial temporária e sem custo adicional pelo
exercício do direito.
8. Hipótese em que se reconhece a abusividade da resilição pela operadora
do plano de saúde, por inobservância do dever de notificação prévia, e, por
conseguinte, a prorrogação dos efeitos do contrato, com a determinação de
que os recorrentes sejam devidamente comunicados da extinção do vínculo
contratual a fim de que possam exercer o direito de requerer a
portabilidade de carência, nos termos da norma regulamentadora.
9. Recurso especial conhecido e parcialmente provido.
ACÓRDÃO
Vistos, relatados e discutidos estes autos, acordam os Ministros da Terceira
Turma do Superior Tribunal de Justiça, na conformidade dos votos e das notas
taquigráficas constantes dos autos, por unanimidade, conhecer do recurso especial e
dar-lhe parcial provimento, nos termos do voto da Sra. Ministra Relatora. Os Srs.
Ministros Ricardo Villas Bôas Cueva, Marco Aurélio Bellizze e Moura Ribeiro votaram com
a Sra. Ministra Relatora.
Ausente, justificadamente, o Sr. Ministro Paulo de Tarso Sanseverino.
Brasília (DF), 18 de agosto de 2020(Data do Julgamento)
MINISTRA NANCY ANDRIGHI
Relatora

Esta notícia foi publicada originalmente em um site oficial (STJ - Superior Tribunal de Justiça) e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
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