TST e Enfam se unem para desenvolvimento de ferramentas de automação e inteligência artificial

TST e Enfam se unem para desenvolvimento de ferramentas de automação e inteligência artificial

Com o objetivo de promover a melhoria da prestação jurisdicional e dar mais celeridade aos processos, o Tribunal Superior do Trabalho e a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) assinaram acordo de cooperação técnica para unir a expertise das duas instituições no desenvolvimento de ferramentas de automação e de inteligência artificial. A ideia é ampliar o alcance do Sistema Corpus927, que agrupa a jurisprudência dos tribunais superiores.

O acordo foi assinado pelo presidente do TST, ministro Brito Pereira, e pelo diretor-geral da Enfam e ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Herman Benjamin, no dia 6/12, e terá vigência até dezembro de 2023.

Também subscreveram o documento a ministra Maria Cristina Peduzzi, presidente da Comissão de Jurisprudência e de Precedentes Normativos do TST, e o ministro Luiz Phillipe Vieira de Mello Filho, diretor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat).

As etapas iniciais de execução do plano de trabalho serão implantadas ainda no 1º semestre de 2019.

Correções e melhorias

De acordo com o documento, o TST deverá alocar e gerenciar equipe técnica para tratamento das demandas de desenvolvimento. A equipe do Tribunal também terá de utilizar a plataforma para promover correções e melhorias nos códigos, nas ferramentas e nas bibliotecas de uso comum,  além de compartilhar técnicas e tecnologias que permitam a extração de texto de documentos no formato PDF, especialmente nos casos que necessitem de reconhecimento óptico de caracteres (OCR).

Já a Enfam deverá efetuar o repasse de conhecimento acerca dos conceitos, das tecnologias e ferramentas de inteligência artificial utilizadas no Sistema Corpus927. A Escola disponibilizará biblioteca para tratamento e tokenização de textos jurídicos; extrator automático de referências legislativas; algorítimos e parâmetros utilizados na aferição da similaridade entre conjuntos de textos; e concederá acesso aos códigos fontes, bibliotecas, demandas e documentos, entre outros.

Esta notícia foi publicada originalmente em um site oficial (TST - Tribunal Superior do Trabalho) e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Notícias relacionadas

Veja novidades e decisões judiciais sobre este tema

Artigos relacionados

Leia mais artigos sobre o tema publicados no DN

Testes relacionados Exclusivo para assinantes

Responda questões de múltipla escolha e veja o gabarito comentado

Guias de Estudo relacionados Exclusivo para assinantes

Organize seus estudos jurídicos e avalie seus conhecimentos

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.550 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos