Defensoria Pública do RS passa a enviar todos os habeas corpus ao STJ por meio digital

Defensoria Pública do RS passa a enviar todos os habeas corpus ao STJ por meio digital

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) passou a receber todos os pedidos de habeas corpus protocolados pela Defensoria Pública do Rio Grande do Sul (DPRS) por meio eletrônico.

Após reuniões técnicas com o STJ, a DPRS assinou uma determinação que torna o procedimento obrigatório em todos os habeas corpus enviados ao tribunal. O órgão é o segundo maior impetrante de habeas corpus no tribunal, sendo responsável pelo protocolo de mais de dois mil processos dessa classe por ano.

Segundo o secretário judiciário do STJ, Antonio Augusto Gentil, o acordo com a DPRS faz parte de um esforço da atual gestão do tribunal para ampliar a integração eletrônica com outros órgãos públicos e, desse modo, buscar mais eficiência no trâmite processual.

“A parceria com a Defensoria Pública representa um grande avanço, pois simplifica o fluxo dos habeas corpus e concorre para a redução de custos nas duas instituições”, destacou Gentil.

Um dos ganhos é com a economia no envio e manuseio das petições físicas, que antes eram despachadas pelos Correios e, ao chegar no STJ, tinham de ser separadas, digitalizadas, indexadas e validadas antes de começar a tramitar no sistema eletrônico.

Agilidade

Com a mudança, o habeas corpus entra diretamente no sistema eletrônico e pode ser distribuído mais rapidamente ao relator, beneficiando diretamente os jurisdicionados.

Em outubro, técnicos do STJ participaram de uma videoconferência com o defensor público-geral da DPRS, Cristiano Vieira Heerdt, para acertar os detalhes da transição.

Na ocasião, foi feita uma sensibilização sobre a necessidade de alteração das rotinas tradicionais e explicadas as vantagens de utilização do sistema de peticionamento eletrônico, que hoje conta com diversas funcionalidades voltadas aos clientes corporativos, permitindo inclusive a gestão do acervo de processos.

“Acredito que a parceria firmada entre a Defensoria e o STJ vai contribuir de forma significativa para a cultura da sustentabilidade, além de também significar uma economia real de recursos públicos”, comentou Cristiano Heerdt.

Com o sucesso da empreitada, o próximo objetivo da gestão, segundo o secretário judiciário, é prosseguir na estratégia de expansão do uso do sistema de peticionamento eletrônico por outros entes públicos, visando à racionalização do processamento dos feitos no STJ.

Esta notícia foi publicada originalmente em um site oficial (STJ - Superior Tribunal de Justiça) e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Resumos relacionados Exclusivo para assinantes

Mantenha-se atualizado com os resumos sobre este tema

Modelos de Petições relacionados Exclusivo para assinantes

Agilize a elaboração de peças jurídicas

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos