TRF1 garante direito a estudante de realizar estágio não obrigatório após Universidade alegar o não cumprimento dos requisitos estabelecidos

TRF1 garante direito a estudante de realizar estágio não obrigatório após Universidade alegar o não cumprimento dos requisitos estabelecidos

A 6ª Turma do TRF 1ª Região, por unanimidade, negou provimento à apelação interposta pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) contra a sentença, proferida pelo Juízo da 14ª Vara da Seção Judiciária de Minas Gerais, que julgou procedente o pedido do autor, estudante do 7º semestre de Engenharia Mecânica, e determinou à Universidade o deferimento do requerimento do estágio não obrigatório e a assinatura do respectivo termo.

Em suas razões, a Instituição alegou que a sentença não merece prosperar, visto que o autor não atende aos requisitos estabelecidos, sendo este o motivo pelo qual seu pedido de assinatura do termo de estágio foi indeferido pelo Coordenador do Colegiado do Curso de Engenharia Mecânica. Além disso, sustentou que o apelado não cursou todas as disciplinas que são necessárias para a realização de estágio não curricular.

Ao analisar o caso, o relator, desembargador federal Jirair Aram Meguerian, entendeu que, no caso, a UFMG ao editar a Resolução de estágio, extrapolou seu poder regulamentar e concluiu que, estabelecido como atividade opcional, as condições para a realização do estágio não obrigatório são as estabelecidas pela parte concedente do estágio, competindo à instituição de ensino participar da relação com o objetivo de supervisão e acompanhamento.

Deste modo, o Colegiado acompanhando o voto do relator, negou provimento à apelação, uma vez que a Lei nº 11.788/2008 não prevê o requisito imposto pela UFMG na resolução questionada pelo autor, não merecendo reparo a sentença, proferida em sintonia com a orientação jurisprudencial do TRF1 sobre a matéria.

Processo nº: 0010144-31.2011.4.01.3800/MG

Esta notícia foi publicada originalmente em um site oficial (TRF1 - Tribunal Regional Federal da 1ª Região) e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Resumos relacionados Exclusivo para assinantes

Mantenha-se atualizado com os resumos sobre este tema

Modelos de Contratos relacionados Exclusivo para assinantes

Crie seus contratos com base nos modelos do DN

Guias de Estudo relacionados Exclusivo para assinantes

Organize seus estudos jurídicos e avalie seus conhecimentos

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.430 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos