Vice-Presidência do TST realiza reunião com Casa da Moeda para negociar reajuste salarial

Vice-Presidência do TST realiza reunião com Casa da Moeda para negociar reajuste salarial

O vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Renato de Lacerda Paiva, reuniu-se com o presidente da Casa da Moeda do Brasil, Alexandre Borges Cabral, e com o presidente do Sindicato Nacional dos Trabalhadores na Indústria Moedeira, Aluízio Júnior, para tentar solucionar o impasse na negociação que envolve o reajuste dos empregados da instituição. Desde 2016, as partes não fecham acordo coletivo de trabalho.

No TST, estão em andamento procedimento de conciliação pré-processual e dissídio coletivo relacionado ao caso. Mas, segundo a Vice-Presidência, é importante que haja boa vontade e esforços das partes para não prejudicar ainda mais os empregados.

A proposta inicial apresentada pela Casa da Moeda, que previa reajuste na cláusula econômica de 3,51%, retroativo a janeiro de 2018, foi considerada inviável pelo sindicato. Então, o ministro Renato Paiva sugeriu alterações para que a proposta seja adequada tanto para a empresa quanto para os empregados. As observações feitas pelo vice-presidente vão ser analisadas pelas partes, e nova reunião acontecerá na próxima semana para outra tentativa de acordo.

Atuação do TST

Em setembro de 2016, o TST atuou no acordo realizado entre o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Moedeira e a Casa da Moeda do Brasil por meio de audiência de conciliação. Os principais pontos de divergência envolviam auxílio-alimentação, revisão de benefícios sociais e reajuste salarial. Este foi o primeiro acordo feito na Justiça do Trabalho durante procedimento de mediação e conciliação pré-processual sobre conflito coletivo.

Esta notícia foi publicada originalmente em um site oficial (TST - Tribunal Superior do Trabalho) e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Resumos relacionados Exclusivo para assinantes

Mantenha-se atualizado com os resumos sobre este tema

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos