AGU comprova obrigatoriedade do pagamento de taxas relacionadas ao registro de armas

AGU comprova obrigatoriedade do pagamento de taxas relacionadas ao registro de armas

A Advocacia-Geral da União (AGU) comprovou, na Justiça, a obrigatoriedade de empresas de vigilância e de transporte de valores pagarem taxas relacionadas ao registro, porte e uso de armas de fogo. A medida está prevista na Lei nº 10.826/03.

A norma estabeleceu regras para o registro, posse e comercialização de armas, impondo às empresas do segmento novas obrigações, entre elas o pagamento das taxas. Mas uma empresa de vigilância armada particular, a Capital, chegou a obter liminar na primeira instância para ser dispensada da obrigação. A autora da ação alegou que a Lei nº 10.826/03 não poderia ser aplicada às empresas do ramo, que seriam regulamentadas por normas específicas anteriores.

Contudo, a Advocacia-Geral conseguiu, por meio de um recurso ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), reverter a decisão. Os advogados públicos lembraram que, em casos de disposições conflitantes entre leis, deve prevalecer o estabelecido na mais atual.

O tribunal acolheu o recurso da União, reconhecendo que "empresas que se dedicam à atividade de segurança privada estão subordinadas à Lei nº 10.826/03 e, em consequência, se submetem à incidência das taxas previstas no artigo 11 do mencionado diploma legal". Atuou no caso a Procuradoria-Regional da União da 1ª Região (PRU1), unidade da AGU.

Esta notícia foi publicada originalmente em um site oficial (AGU - Advocacia-Geral da União) e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Testes relacionados Exclusivo para assinantes

Responda questões de múltipla escolha e veja o gabarito comentado

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos