Justiça do Trabalho completa implantação do PJe-JT em 98,5% das Varas de todo o país

Justiça do Trabalho completa implantação do PJe-JT em 98,5% das Varas de todo o país

Com a implantação do Sistema do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT) no Fórum Ruy Barbosa, em São Paulo (SP) – o maior fórum trabalhista do país, o Sistema PJe-JT passa a estar integrado em 98,5% das Varas do Trabalho de todo o país. Para o presidente do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Barros Levenhagen, o sucesso da implantação só foi possível graças à construção coletiva, colaborativa e participativa de todos os envolvidos. "Nós conclamamos todos os Regionais a envidar esforços conjuntos para melhorar o Sistema em regime de parceira e colaboração, e esse trabalho vem rendendo resultados expressivos, pois o PJe-JT atualmente, além de estável, possui uma série de outras funcionalidades importantíssimas à atividade jurisdicional", afirmou.

Na avaliação do ministro, ainda há um longo caminho a percorrer, e somente com o apoio dos Tribunais Regionais, o Judiciário do Trabalho dará exemplo de integração e compartilhamento de esforços em busca de objetivos comuns. Ainda segundo Levenhagen, se antes o PJe-JT já demandava enorme esforço, empenho e dedicação, agora, que está implantado em quase 100% das Varas, exigirá ainda mais.

Ele destacou que atualmente cerca de 100 técnicos trabalham na evolução do sistema com o objetivo de torná-lo mais eficiente. "Para se ter uma ideia do volume de trabalho empreendido pelo CSJT para aperfeiçoar o PJe-JT, somente no último semestre foram geradas seis novas versões, que introduziram cerca de 130 melhorias e corrigiram aproximadamente 800 defeitos", pontuou Levenhagen. "Esses números se tornam ainda mais expressivos se considerarmos os cinco milhões de processos cadastrados no 1º e 2º graus".

Usuários

Ainda sobre as estatísticas do PJe-JT, já são cerca de 800 mil advogados, 42 mil servidores e 4.700 magistrados que interagem com o Sistema. Para o ministro Levenhagen, tal estatística somente corrobora a grandeza do PJe-JT. "Esta é uma conquista coletiva, e tenho certeza de que a Justiça do Trabalho continuará obtendo pleno êxito no desafio de aperfeiçoar continuamente o PJe-JT", afirmou, reafirmando mais uma vez o compromisso do CSJT com a segurança, estabilidade e desempenho do Sistema, temas que esta Administração sempre tratou com absoluta prioridade.

2016

A expectativa da Coordenação Nacional do PJe-JT é de que até fevereiro de 2016 o sistema esteja instalado em 100% das Varas do Trabalho. As exceções compreendem um número mínimo de Varas do Trabalho do Pará (TRT da 8a Região) que ainda não têm infraestrutura de telecomunicações pública compatível com os requisitos mínimos que o  sistema exige para operar.

Esta notícia foi publicada originalmente em um site oficial (TST - Tribunal Superior do Trabalho) e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Notícias relacionadas

Veja novidades e decisões judiciais sobre este tema

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.430 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos